Avaliação Economica Slocial PEMD

3019 palavras 13 páginas
Disciplina: Economia Ambiental
Prof. Dr. Celso Correa

Alunos
Georges Ayache
Gilberto Junior

Artigo Científico.
O Problema do Custo Social
Autor:
Ronald H. Coase
Ronald H. Coase é Professor de Economia na
Universidade de Chicago. Este ensaio foi publicado no
Journal of Law and Economics (Outubro, 1960).

Artigo Científico.

Objetivo:
Os custos sociais decorrem de situações em que os agentes envolvidos estabelecem entre si, no que respeita ao objeto do dano, uma relação de reciprocidade.  A teoria económica convencional dos custos sociais, com origem. no trabalho de A. C. Pigou, The Economics of Welfare (Pigou, 1932 [1920]), mas sem a subtileza da análise deste autor, assenta no entendimento de que tais custos são “externalidades” – uma falha do mercado

 Ronald Coase rejeita a ideia dos custos sociais como danos externos (recusando também, por isso, o termo
“externalidades”).
 É inadequado pensar que o problema dos custos sociais como o resultado da imposição unilateral de um dano a outrem, como uma questão de falta de compensação
(internalização) por parte do agente gerador do dano ao(s) agente(s) que suporta(m) esse dano. Todos são, em última instância, responsáveis pela existência e resolução do problema.

 Os custos sociais decorrem de situações em que os agentes envolvidos estabelecem entre si, no que respeita ao objeto do dano, uma relação de reciprocidade.  Na relação entre dois agentes, A e B, “ambas as partes causam o dano”. Evitar o dano a B implica causar um dano a A.
 Os custos existem para ambas as partes. Por isso é desejável que ambas levem em consideração o dano ao decidir como agir (Coase, 1960: 13)..

 A questão que se deve colocar, como Coase se esforçou por mostrar recorrendo a vários exemplos reais de processos judiciais, será:
Deve A ser autorizado a causar um dano a B ou deve B ser autorizado a causar um dano a
A?

 “TEOREMA DE COASE”.
 Mais do que uma falha do

Relacionados