AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS CANDIDATOS À ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO RS

5157 palavras 21 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO UNIVATES
CURSO DE ENFERMAGEM

AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS CANDIDATOS À ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO RS

Ricardo Rodrigues Sampaio

Lajeado, dezembro de 2013

AVALIAÇÃO DO PERFIL DOS CANDIDATOS À ESTERILIZAÇÃO CIRÚRGICA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO RS

EVALUATION OF CANDIDATE PROFILE OF SURGICAL STERILIZATION IN A CITY OF INTERIOR RS

Autores: Ricardo Rodrigues Sampaio, Acadêmico de Enfermagem do Centro Universitário Univates, Lajeado-RS.

Ioná Carreno, Enfermeira, Dra em Enfermagem pela UFRGS, docente do curso de Enfermagem Centro Universitário Univates, Lajeado-RS.

Autor correspondente: Ricardo Rodrigues Sampaio, e-mail: sampaiorricardo@yahoo.com.br Indicação da categoria do artigo: Pesquisa

RESUMO
Objetivo: Conhecer Os motivos que levaram às pessoas ao processo de vasectomia e laqueadura tubária como métodos contraceptivos definitivos em um município de médio porte no interior do RS. Métodos: Estudo quantitativo, realizado em um município, com 23 pessoas no período de dois meses, que estavam inseridos no processo para realização da esterilização definitiva, foi utilizado um questionário fechado e feita a análise descritiva dos resultados. Resultados: As maiorias dos participantes eram casados ou viviam em união estável com companheiro (a), brancos e católicos. Grandes partes dos participantes se declararam satisfeitos com o serviço de saúde e com o profissional que os atendeu, a maioria relatou não ter enfrentado dificuldades para participar do processo de seleção e colocaram a burocracia como um dos complicadores no processo. Conclusão: Conhecer o perfil e os motivos que levaram os participantes buscar à vasectomia e a laqueadura tubária como métodos contraceptivos.

ABSTRACT
Objective: To know the motives for people to vasectomy and tubal ligation as definitive in a medium-sized municipality within the RS contraception process. Methods :

Relacionados