Avaliação do efeito alelopático do extrato aquoso de Passiflora edulis Sims sobre o desenvolvimento inicial de Lactuca sativa L.

4999 palavras 20 páginas
NICOLINI, Juliana Tereza. Avaliação do efeito alelopático do extrato aquoso de Passiflora edulis Sims sobre o desenvolvimento inicial de Lactuca sativa L. 2009. Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro Universitário de Maringá - Cesumar.

RESUMO

A alelopatia é um fenômeno químico ecológico no qual produtos do metabolismo secundário de um determinado vegetal são liberados, impedindo a germinação e o desenvolvimento de outras plantas relativamente próximas. Como outras plantas, o maracujazeiro libera no solo compostos secundários, conhecido como compostos alelopáticos pertencentes a diversos grupos químicos como, alcalóides, flavonóides, álcoois, ácidos graxos, harmal, taninos e resinas. O objetivo deste trabalho foi analisar os possíveis efeitos alelopáticos do extrato aquoso da folha e do fruto seco de Passiflora edulis Sims na germinação de sementes e crescimento de plântulas de alface (Lactuca sativa L). O extrato foi obtido da folha e fruto inteiro de maracujá azedo, os quais foram triturados. 50 gramas do material seco foi diluído em 1000 mL de água destilada. A partir deste extrato bruto, obteve-se quatro tratamentos com suas respectivas concentrações 100, 50, 25 e 0%. Para o teste de germinação foram utilizadas 50 sementes de alface semeadas ao acaso em placas de Petri dispostas em cindo repetições sobre duas folhas de papel germitest umedecido com 12 mL de extrato nos diferentes tratamentos, e no grupo-controle utilizou-se água destilada, a mesma foi avaliada diariamente. Para analisar o desenvolvimento inicial foram realizados cinco repetições, cada uma com 25 plântulas. Foram avaliados o comprimento e a biomassa fresca da parte aérea e da raiz. Os ensaios permaneceram em câmara de germinação tipo B.O.D com fotoperíodo de 12 horas a 25°C. Os extratos aquosos da folha e do fruto de Passiflora edulis Sims promoveram inibição do crescimento da raiz, da porcentagem de germinação e do índice de velocidade germinação do

Relacionados

  • PARÂMETROS DE COR E CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO MARACUJÁ AMARELO
    174086 palavras | 697 páginas
  • Plantas medicinais
    128001 palavras | 513 páginas