AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS ATRAVÉS DA VISÃO DE STEPHEN BALL: uma aproximação com a experiência do curso Profuncionário

6573 palavras 27 páginas
AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
ATRAVÉS DA VISÃO DE STEPHEN BALL: uma aproximação com a experiência do curso Profuncionário.

Janete Otte
Instituto Federal Sul-rio-grandense janete.otte3@gmail.com Carolina Mendonça Fernandes de Barros
Instituto Federal Sul-rio-grandense carolmfbarros@terra.com.br Marcus Neves
Universidade Federal de Pelotas marcus.neves@ufpel.edu.br Introdução
Nos dias atuais, os discursos provenientes dos governantes no que se refere à educação demonstram a tendência de uma ideologia neoliberal, que evidencia um papel de âncora na maioria dos países em desenvolvimento.
Segundo Castro e Neves (2001), o mundo contemporâneo faz com que a ótica seja diferente através das novas tecnologias, pois atualmente são provocados por tal avanço, pela globalização da economia, pelos novos padrões de organização do trabalho e, no campo político, pela redefinição do papel do Estado, possibilitando assim que a educação assuma um papel de ator principal no desenvolvimento de um país.
As políticas educacionais vêm sendo ditadas por organismos internacionais, principalmente através de financiamentos que buscam tornar homogêneos os sistemas educacionais independentemente do país, povo, cultura ou realidade das pessoas envolvidas.
Tais políticas são em grande maioria introduzidas, ou “moldadas” pelo Banco Mundial (BM), hoje visto como o maior proponente de políticas públicas, que se entende como um grupo composto pelo Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), Corporação Financeira Internacional (CFI), Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI), Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimento (CIADI) e Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).
Estruturado de maneira concentrada e desigual, o modelo organizacional pelo BM faz com que países possuam autonomia, pois o voto é proporcional. Conforme explica Segundo (2006), a intervenção do BM para

Relacionados

  • Bullying
    411387 palavras | 1646 páginas