AVALIAÇÃO DA QUALIDADE ECOLÓGICA DA ÁGUA DE UM ECOSSISTEMA DE ÁGUA DOCE COM BASE EM MACROINVERTEBRADOS BENTÓNICOS - RIBEIRA DA MENALVA

3151 palavras 13 páginas
RELATÓRIO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE ECOLÓGICA DA ÁGUA DE UM ECOSSISTEMA DE ÁGUA DOCE COM BASE EM MACROINVERTEBRADOS BENTÓNICOS
RIBEIRA DA MENALVA

Faro, Dezembro 2013

Discentes: Carolina Carvalho, nº 49550 Docente: Maria Chícharo Inês Damião, nº 49484 Irina Silva, nº 50478 Micaela Justo, nº 49610 Tiago Dias, nº 49390

Resumo
O estudo dos macroinvertebrados bentónicos, relativamente à sensibilidade de alterações sobre o meio aquático, são uma peça chave para a biomonitorização de um ecossistema de água doce desde o início do séc. XX (Peixoto, 2008).
A sua enorme relevância levou à criação de Índices Bióticos como o índice Iberian Biological Monitoring Working Party, conhecido como IBMWP, que consiste na análise da presença das diferentes famílias de macroinvertebrados segundo as suas diferentes tolerâncias. Assim sendo, a partir desta análise é possível classificar um ecossistema com um estado ecológico de excelente a mau através da qualidade elevada ou muito crítica da água, respetivamente (Anexo V).
O objectivo deste estudo é a avaliação da qualidade ecológica da água de um ecossistema de água doce relativamente com base nos macroinvertebrados bentónicos amostrados na ribeira da Menalva, no concelho de Loulé, Algarve (Anexo I).
Neste sentido iniciou-se uma recolha de macroinvertebrados nos diversos habitats da ribeira, nomeadamente águas paradas, blocos, fluxo turbulento, vegetação para depois em laboratório serem identificados taxonomicamente quanto à família e introduzido os seus valores de sensibilidade no índice IBMWP (Anexo IV).
O resultado obtido demonstrou a presença de diferentes famílias de macroinvertebrados muito sensíveis à poluição do meio. Concluiu-se, então, que a ribeira da Menalva é um ecossistema com um excelente estado ecológico da água.

Palavras-chave: macroinvertebrados bentónicos; biomonitorização; índices bióticos; IBMWP; valores de sensibilidade; poluição; estado ecológico da água.

Relacionados