Avaliação da implantação de micro centrais hidrelétricas (mch’s) no aproveitamento do potencial energético de pequenas quedas d’ agua.

1360 palavras 6 páginas
TÍTULO

AVALIAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE MICRO CENTRAIS HIDRELÉTRICAS (MCH’s) NO APROVEITAMENTO DO POTENCIAL ENERGÉTICO DE PEQUENAS QUEDAS D’ AGUA.

INTRODUÇÃO

Dentre as fontes renováveis, apenas a energia solar, a energia eólica, a energia de biomassa e a energia hidrelétrica apresentam razoável desenvolvimento tecnológico a ponto de serem consideradas, a curto e médio prazo, na resolução de problemas de oferta de energia. (BELUCO,1994,p.5).
A utilização de energia elétrica no meio rural representa um dos processos mais importantes a serem incentivados no Brasil, pois é fato que a eletrificação rural é fundamental para levar adiante programas de desenvolvimento de uma região. Dessa forma, ela deve ser vista não só como um fator capaz de aumentar a produtividade no campo, permitindo a melhoria das condições de trabalho, mas também elevando as condições de vida do homem no meio rural. (VIANA,2004,p.01).
A energia hidrelétrica, dentro das limitações hidrológicas do local aproveitado, é uma energia bastante constante e confiável. Os equipamentos empregados são de tecnologia relativamente simples e de fácil operação, permitindo que a energia seja rapidamente colocada em disponibilidade. Os aproveitamentos energéticos são pouco agressivos ao meio ambiente e apresentam custos competitivos, pois, apesar de apresentar altos custos iniciais de instalação, compensam esta característica com baixos custos operacionais e longa vida útil. (BELUCO,1994,p.5).
Uma das formas mais ambientalmente amigáveis de se produzir energia elétrica é através das chamadas micro centrais hidrelétricas. Nas menores centrais deste tipo a turbina pode ter apenas alguns centímetros de diâmetro, e se constitui de conchas presas em torno do centro de uma roda. Esta roda é montada em um eixo que gira quando um jato d’ água é dirigido às conchas. Nas micro centrais maiores as turbinas são similares às das grandes centrais, porém com dimensões muitíssimo menores, e podem gerar energia suficiente

Relacionados