Avaliação da genotoxicidade do surfactante utilizado na formulação dos herbicidas a base de glifosato

1167 palavras 5 páginas
Introdução

Atualmente, o Brasil é um dos países da América latina que mais consome agrotóxicos, muitos deles a base de glifosato. Em conseqüência deste consumo excessivo o país apresenta inúmeros problemas, tanto de saúde da população como do meio ambiente (GARCIA, 1997; OLIVEIRA-SILVA et al., 2001). A maior parte dos agrotóxicos utilizados na agricultura acaba atingindo o solo e as águas, principalmente durante a sua aplicação no controle de ervas daninhas, lavagem das folhas tratadas, lixiviação, erosão, aplicação direta em águas para controles de vetores de doenças, resíduos de embalagens vazias, lavagens de equipamentos de aplicação e efluentes de indústrias de agrotóxicos (WRI, 1996). Portanto, fica evidente que substâncias como agrotóxicos são agentes poluidores e podem resultar em problemas de saúde para o homem e prejuízo ao meio ambiente.
Um dos herbicidas mais utilizados no Brasil, inclusive no Estado do Paraná, é o Roundup®, formulado a base de glifosato (N-(fosfometil)glicina). Esse herbicida é aplicado no período de pós-emergência em culturas como soja, milho, café e cana de açúcar e pastagens. O Roundup® é considerado de baixo risco para o meio ambiente, sendo composto de 48% de glifosato sob a forma de sal de isopropilamina e o amino polioxietileno (POEA) como surfactante.
Estudos avaliando as propriedades toxicológicas dos herbicidas a base de glifosato já mostraram os efeitos genotóxicos e citotóxicos destes produtos em células humanas in vitro. Entretanto, a literatura sobre as propriedades toxicológicas e ecotoxicológicas destes produtos formulados, bem como dos surfactantes usados nestas formulações, ainda é limitada, principalmente estudos para espécies aquáticas neotropicais.
O Ensaio do Cometa é uma metodologia rápida, sensível e de custo relativamente baixo para verificar a ocorrência de danos no DNA (Mitchelmore e Chipman, 1998; Tice et al., 2000; Lee e Steinert, 2003) e pode facilitar o entendimento dos mecanismos envolvidos em

Relacionados

  • TCC Nédia Ghisi
    8560 palavras | 35 páginas
  • miolo
    180299 palavras | 722 páginas
  • S Mbolos De Perigosidade Directiva2001 59 CE
    141761 palavras | 568 páginas