AVALIAÇÃO DA COLABORAÇÃO LOGÍSTICA ENTRE UMA DISTRIBUIDORA E SEUS FORNECEDORES

8369 palavras 34 páginas
1. INTRODUÇÃO

No Brasil, as últimas décadas foram marcadas por mudanças no ambiente empresarial, ocasionadas principalmente pela abertura do mercado. Alguns aspectos desse processo foram particularmente relevantes para o setor varejista e seus fornecedores, tendo em vista a crescente entrada de produtos importados, o aumento dos investimentos externos e a maior concentração do mercado por meio de processos de fusão e aquisição.
Compondo o ambiente competitivo em que se encontram as empresas brasileiras, os aspectos econômicos, principalmente a questão dos altos custos de capital no país, vem exercendo forte pressão para o investimento em logística ou de parcerias entre os participantes da rede de uma cadeia de suprimento. Como conseqüência, melhorar o sistema logístico passou a ser fator imperativo para ganho de competitividade das indústrias, distribuidores e varejistas. Isso tem feito com que surja uma série de iniciativas para aumento da eficiência operacional, além de uma quantidade cada vez maior de projetos específicos de resposta rápida envolvendo indústria e varejo, bem como de replanejamento de redes de distribuição.
Como a competição não acontece somente entre uma empresa e outra, mas também entre cadeias de suprimentos, a avaliação do desempenho logístico assume papel relevante na avaliação da cadeia. Um excelente desempenho, nos níveis de serviço oferecido ao cliente, tende a aumentar, de modo substancial, o valor agregado em toda a cadeia de suprimentos. Portanto, é necessário conduzir pesquisas com o objetivo de investigar como as empresas estão avaliando o nível de serviço logístico prestado pelos seus fornecedores, assim como pesquisar os indicadores mais apropriados para avaliar o desempenho logístico das empresas.
Nesse novo contexto, a eficiência logística, por meio da colaboração, ganha cada vez mais importância. Enquanto pelo lado do varejo se verifica a tendência de aumento nos níveis de exigência no que diz respeito à entrega, pelo lado

Relacionados