AVALIAÇÃO DA AÇÃO CICATRIZANTE E ANTIEDEMATOGÊNICA DA EMULSÃO COM EXTRATO ALCOÓLICO DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis) APLICADA EM LESÕES DE CAMUNDONGOS.

1571 palavras 7 páginas
AVALIAÇÃO DA AÇÃO CICATRIZANTE E ANTIEDEMATOGÊNICA DA EMULSÃO COM EXTRATO ALCOÓLICO DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis) APLICADA EM LESÕES DE CAMUNDONGOS.

Carolina Teles Ramos1, Fabíola Piedade Tanyeri¹, Luciana Cristina Nowacki².

1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);
2. Bióloga, Prof Ms da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);
Endereço para correspondência: Carolina Teles Ramos, carol.sistemas@gmail.com
___________________________________________________________________________
Resumo: A erva-mate (Ilex paraguariensis) tem sido utilizada em inúmeras aplicações devido à composição química de suas folhas. O presente estudo objetivou analisar a eficácia da mesma no processo de cicatrização e inflamação, comparando a contração de feridas cutâneas e diminuição de edemas de orelha em camundongos sob tratamentos distintos. Foram considerados para o teste de cicatrização três grupos, sendo respectivamente tratados com a emulsão de erva-mate, emulsão base e creme comercial “Neotricin”. As aplicações foram realizadas duas vezes ao dia e as contrações das feridas avaliadas diariamente com auxílio de um paquímetro. Os resultados evidenciaram que o grupo tratado com a emulsão de erva-mate obteve maior contração das lesões em certas fases da cicatrização, comparado aos demais. No teste antiedematogênico, foram considerados 4 grupos, sendo respectivamente tratados com emulsão base, emulsão de erva-mate, dexametasona e um grupo controle sem tratamento. A inflamação foi induzida com óleo de cróton e os edemas foram mensurados nos tempos de 6h e 24h, com auxílio de um micrômetro digital. Os resultados evidenciaram ação antiedematogênica da erva-mate nas primeiras fases da inflamação. Diante disso, tem-se que a emulsão de erva-mate foi auxiliar para um reparo mais rápido as lesões induzidas.

Palavras-chave: Erva-mate, Ilex paraguariensis, cicatrização, inflamação.

Relacionados