Avaliação da atividade proteolítica de Rhodotorula mucilaginosa em função do tempo de armazenamento do substrato

351 palavras 2 páginas
Avaliação da atividade proteolítica de Rhodotorula mucilaginosa em função do tempo de armazenamento do substrato
Objetivo: Padronizar o método de análise de protease visando contribuir com o não desperdício do substrato e o retrabalho na preparação do mesmo. As proteases são de fundamental importância no setor industrial devido a sua diversa aplicação, como na produção de detergentes, fármacos e alimentos, ao mesmo tempo em que contribui para a diminuição de resíduos ambientais quando utilizada no tratamento de águas residuais em diferentes setores tecnológicos.
Sua produção comercial a partir do cultivo microbiano representa 60% do mercado global de enzimas, fato que impulsiona pesquisas na descoberta de microrganismos produtores. É importante ressaltar que o estabelecimento de metodologias sustentáveis na obtenção dessas enzimas deve ser uma meta no desenvolvimento de novos processos. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar o período de armazenamento do substrato Azocaseína sobre a atividade proteásica da levedura Rhodotorula mucilaginosa, isolada do ambiente antártico e cultivada em caldo sabourraud por 120 horas.
As análises foram realizadas com os extratos enzimáticos obtidos dos cultivos nos tempos: inicial, 24, 48, 72,96 e 120 horas, sendo que o substrato Azocaseína 1%, em tampão acetato ph 5.0, após o seu preparo, ficou armazenado a 4ºC por um período de 24, 48 e 72 horas. O experimento controle foi realizado empregando-se a Azocaseína preparada no momento da reação, sendo as atividades determinadas por espectrofotometria a 430 nm.
De acordo com os resultados, houve uma diferença não muito expressiva, ou seja, uma redução menor do que 14% nos valores das atividades para todos os tempos de armazenamento do substrato, em comparação com a reação controle.
Tal comportamento sugere que o substrato Azocaseína pode ser utilizado após o seu preparo por um determinado período de tempo, não sendo necessária a sua repetida preparação em análises com

Relacionados

  • Estudo dirigido sobre carotenóides
    12104 palavras | 49 páginas
  • mauricio
    15558 palavras | 63 páginas