Avaliação comparativa das características limnológicas de diferentes estações de amostragem dos lagos paranoá e descoberto.

2365 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental

RELATÓRIO FINAL
Programa de Iniciação Científica – ProIC/UnB

Avaliação comparativa das características limnológicas de diferentes estações de amostragem dos lagos Paranoá e Descoberto.

Bolsista: Laila de Queiroz Barbosa 10/0033253 Professora Orientadora: Lenora Nunes Ludolf Gomes

Brasília

2011 - 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 1

3. METODOLOGIA 5

Monitoramento da Qualidade da Água 5
Tratamento estatístico dos dados 6

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 7

Estatística descritiva 7
Avaliação temporal 9

5. CONCLUSÃO 17

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO

A utilização dos recursos hídricos para diferentes fins ressalta a importância da manutenção da qualidade dos ambientes aquáticos. Considerando-se que as características físicas, químicas e biológicas, das águas naturais são reflexo das atividades desenvolvidas em seu entorno, o monitoramento dos parâmetros de qualidade da água, tornam-se importante para garantir a manejo adequado aos mananciais destinados a usos múltiplos, como o abastecimento de água para consumo humano.

Para um eficiente controle da qualidade das águas deve-se ter o domínio de suas propriedades naturais, e determinar analiticamente o significado de cada um dos parâmetros que no conjunto confere à água, as suas características físicas, químicas e biológicas. Sucessivas avaliações formam uma coleção de informações relevantes, que compõem o programa de monitoramento; este requer atividade de campo para coleta de amostras e trabalhos analíticos no laboratório para os exames físicos, análises químicas e determinações microbiológicas (PIVELI, 2005).

Tanto a bacia hidrográfica dos rios Paranoá e Descoberto, quanto à região do seu entorno, apresentam características diferenciadas de uso e ocupação do solo. Atualmente, as principais fontes de

Relacionados