Avaliativas de didatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Pedagogia

Avaliativas de
Didática



1 – Atividade 6 pag. 169
APÓS A LEITURA DO CAPITULO 1 – “HISTORICO, COM CONCEPÇÕES E PENSAMENTOS DIDATICOS” ELABORE UM SINTESE (DE ATÉ duas LAUDAS), ABORDANDO AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DAS TEORIAS PEDAGOGICAS APONTADA PELA AUTORA.
Didática significa a arte de ensinar tudo a todos, esta relacionada à pedagogia e esta voltadapara a teorização das condições de apresentação, e da teria colocada em sala de aula. A pedagogia significa direção, condução, é como se fosse uma vigilante, porém com o Dukheim a pedagogia ganha uma função nobre de refletir sobre a educação. Para Morandi a Pedagogia manifesta uma atividade que abrange a organização das condições de aprendizagem, a relação e a ética.
A Didática sobre muitasinterferências nos momentos históricos, político, econômico, culturais e sociais e isso ocorre conforme o contexto que cada época valoriza o processo de ensino.
No Brasil, a Didática nos anos 80 e 90 é inaugurada uma nova etapa na educação, com uma necessidade de compreender o processo de ensino-aprendizagem.
Na década de 1960 e 1970 a abordagem didática teve o ensino tecnicista que foi vista como algopara solucionar os problemas educacionais.
Em 1980, logo no inicio quando já ocorria o processo de redemocratização brasileira, aconteceu o primeiro ENDIPE (Encontro de Didática e Pratica de Ensino). Nessa época a educação brasileira vivia momento de mobilização acadêmica. Esses encontros foram muito importantes, nas questões da sala de aula, onde possibilita ao professor discutir sua própriapratica e o foco esta na centralidade do aluno como sujeito ativo, criativo, capaz de dominar os processos de aprender.
Na década de 1990 a didática e a pratica de ensino de fortalecem, porém, a falta de planejamento entre o que foi prescrito e a pratica dos professores. Na qual gera grande preocupação com a formação dos professores e a didática tem a perspectiva de ser uma disciplina pratica. Essaperspectiva condiz com idéias dos professores reflexivos e pesquisadores. A Didática hoje tem uma preocupação sobre como ensinar, com a máxima eficiência no controle da aprendizagem do aluno.
A Didática busca suporte para compreensão analise e entendimento dos fatos associados ao campo do conhecimento pedagógico, não isolando a formação do professor que tem que esta relacionada com os estudos daformação pedagógica.
O ensino é o objeto próprio da Didática, ensinar tem o significado de longe alcance, podendo produzir diferentes resultados naqueles que aprendem. Um individuo ensina quando transmite, cultiva hábitos, desenvolve habilidades, capacidades, procura mostrar como funciona e percebe quando ocorrem mudanças na maneira de pensar, agir e falar. Na instituição escolar devemosconcentra a atenção na Aula, pois, nela traz consigo a maneira como o professor pensa, acredita e faz acontecer o seu trabalho, metodologia e visão sobre a educação, ensino, aprendizagem, o mundo, que entrelaçam há uma concepção de vida e sustentam seus saberes. Desse modo a Didática faz com que seja possível, escolher diferentes maneiras de ensinar, resultando na melhor forma de aprendizagem comsucesso.
As concepções do ensino-aprendizagem, proporciona aos educadores repensar o que sabem, acreditam e o que consolida a sua fundamentação pedagógica.
Em todo o cenário brasileiro percebe-se que convivemos com diferentes Teorias Educacionais ou Pedagógicas e Teorias Psicológicas, buscando a compreensão dos princípios das ações Pedagógicas em relação aos elementos de ensino e de aprendizagem. Taisteorias são utilizadas interpretar, analisar e intervir no desenvolvimento da aula.
A existência de abordagens pedagógicas quanto psicológicas que apresentam valores que a justificam, mais isso não implica o desaparecimento das antigas e não impede os surgimentos de novas concepções.
As teorias de aprendizagem se complementam e não sobrepõe a outra, em relação às teorias pedagógicas a mais...
tracking img