Avaliativa de teoria da administração

Páginas: 8 (1784 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
ATIVIDADE AVALIATIVA

Curso: A D M I N I S T R A Ç A O

Período Letivo 2011/2 - 2º Semestre

Disciplina: E CO N O M I A

Nome Tutor Presencial - Marcelo Bispo Leandro

Nome Professor EAD Ma. Renata Machado Garcia Dal

Questão 1 (0,1875) ( Tema 1)
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta
Definitivamente não, a escassez é limitação de meios e derecursos que possam satisfazer as necessidades dos seres humanos. A pobreza e a total falta de bens e acessibilidades aos bens disponíveis, isto gerada pela “mais pobre ainda”, distribuição de rendas, haja vista que o sistema privilegia sempre o capitalista acumulativo e, esquece de que a população em geral é ou seria a maior BENEFICIADA NESTA DISTRIBUIÇÃO OU PREJUDICADA PELA FALTA DELA, alias...quando o mundo acordar para esta realidade de que distribuindo melhor, teremos menos violência de maneira geral, com certeza, verão que o acumulo de capital não é melhor do que o equilíbrio da distribuição, onde todos, sem excessão irão se respeitar e viver em paz, isto sim é será o PARAISO.

Questão 2. (0,1875) (Tema 2)
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se
compreenderuma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise. Com base neste texto, responda:
O que oEstado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
Deverá intervir, com políticas públicas de modo que venha a apoiar as empresas de maneira em geral, para a manutenção dos empregos e consumo interno, com incentivos fiscais, corte ou diminuição de alíquotas de impostos e controle dos gastos públicos, pois é de responsabilidade dos estados manter a dignidade de vida de seus cidadãos,afinal quando estes estão ativos, são os responsáveis pela manutenção do estado também, pois com as aquisições diárias, dão retorno ao estado com os impostos pagos, alias... cidadão paga os impostos na fonte, ou seja na hora da COMPRA, não sabe se são recolhidos aos cofres públicos pelas empresas, porém numa possível ou aparente diminuição de investimentos por parte das empresas, o Estado só tem aganhar com uma intervenção rápida, precisa e efetiva e acima de tudo transparente.

Questão 3. (0,1875) (Tema 3)
O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos osimpostos? Explique-os.
Diretos - é quando numa só pessoa reúnem-se as condições de contribuinte (aquele que é responsável pelo cumprimento de todas as obrigações tributárias previstas na legislação, Exemplo: Imposto de Renda por declaração. Indiretos - é quando se estabelece entre o Estado e o sujeito passivo, este paga o tributo correspondente e se ressarci cobrando de terceiro através da inclusão doimposto no preço. Exemplos: IPI e ICMS.
Reais - São aqueles que não levam em consideração as condições do contribuinte, indicando igualmente a todas as pessoas. Exemplo: IPTU.
Pessoais - São aqueles que estabelecem diferenças tributárias em função das condições próprias do contribuinte. Exemplo: Imposto de Renda das Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas.
Proporcionais - São caracterizados quandoos impostos são estabelecidos em percentagem única incidente sobre o valor da matéria tributável. Exemplo: ITBI
Progressivos - São os impostos cujas alíquotas são fixadas em percentagens variáveis e crescentes. Exemplo: IRPF = (Imposto de Renda pessoa física) e IRPJ = (imposto de renda pessoa jurídica)
Fixos - é quando o valor do imposto é determinado em garantia certa, independendo de cálculo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATIVIDADE AVALIATIVA DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
  • Atividade Avaliativa
  • Atividade avaliativa teoria geral da administração
  • Teorias da administração – uniseb
  • Avaliativa teoria da contabilidade
  • Atividade avaliativa de teorias administrativas
  • Atividades avaliativas de teoria da contabilidade
  • Atividade avaliativa – administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!