Avaliando e planejando o trabalho na instituição de educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliando e Planejando o Trabalho na Instituição de Educação Infantil






Objetivos

O objetivo desta pesquisa é o de proporcionar aos alunos-professores que atuam na Educação Infantil avaliar e planejar intervenções em sua própria prática pedagógica, a partir da sistematização de critérios de avaliação de qualidade, em um processo de auto-observação e reflexão.



MetodologiaO trabalho de pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. José Augusto César localizada na periferia de São Paulo, no bairro de Santana, mais precisamente localizada na Praça Dr. José Augusto César, 51. O bairro é predominantemente residencial, a comunidade na sua grande maioria é constituída por profissionais liberais, funcionários públicos, operários e outros algunstambém estão desempregados e realizam pequenos serviços esporadicamente. O poder aquisitivo é baixo, sendo que a maioria tem sua renda familiar por volta de quatro salários mínimos.
Para a realização deste trabalho foram previstos dois momentos, no primeiro foi feita uma sistematização de dados para construir uma auto-avaliação inicial da prática-pedagógica aplicada na unidade escolar a partir decritérios de qualidade. (Anexo 1)
No segundo momento foi feita uma seleção de determinados critérios e intervenção na organização destes, a partir da avaliação desenvolvida.





Analise e Interpretação dos dados

Através do levantamento efetuado selecionamos alguns critérios que acreditamos merecer maior atenção por serem de grande importância para o educando e por poderem serviabilizados com maior facilidade, em curto prazo.
Sendo assim no item: “Nossas crianças tem direito a brincadeira” temos os seguintes subitens que a escola não contempla:

“Os brinquedos estão disponíveis às crianças em todos os momentos.”

“As salas onde as crianças ficam estão arrumadas de forma a facilitar brincadeiras espontâneas e interativas.”

Tendo em vista estes dois aspectos,pudemos observar que os brinquedos ficam em locais de difícil acesso, impossibilitando que as crianças possam escolher manusear, ou até realizar ações colaborativas como guardar ou distribuir para seus colegas. Desta forma propusemos uma reorganização do espaço acondicionando os brinquedos da sala em locais onde estes se tornam mais acessíveis às crianças proporcionando às mesmas uma maior autonomia eliberdade para poder escolher o brinquedo ou jogo de sua preferência, procuramos também reorganizar o mobiliário da sala de modo que o ambiente privilegie espaços mais amplos onde as crianças possam realizar suas brincadeiras de uma forma mais livre sem limitações de espaço.

No item: “Nossas crianças tem direito a um ambiente aconchegante seguro e estimulante”, temos este subitem que a escolaem questão, também não contempla:

“Nossa creche sempre tem trabalho realizado pelas crianças em exposição.”

Este foi um aspecto que logo de inicio pudemos perceber na escola em questão, embora houvessem inúmeras paredes, estas não eram ocupadas por trabalhos realizados pelos alunos, segundo a direção, como o prédio da escola é tombado pelo patrimônio histórico, há um certo cuidado empreservá-lo, não sendo permitido furos nas paredes e algumas outras restrições. Desta forma sugerimos a colocação de painéis feitos de isopor, os quais são afixados nas paredes com o auxílio de creme dental branco o que não causa nenhum dano posterior à parede caso haja futuramente a necessidade de retirá-los, além do que, é um material de baixo custo e que permite expor os trabalhos dos alunos comfacilidade e praticidade.

Por fim, no item: “Nossas crianças tem direito ao contato com a natureza”, temos o segundo subitem que a escola não contempla:

“Nossa creche procura ter plantas e canteiros em espaços disponíveis”

“Procuramos incluir as famílias na programação relativa à natureza”

Notamos a necessidade que as crianças apresentavam em manter um contato com a natureza, mais...
tracking img