Avaliacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação E Construção Do Conhecimento
Summary rating: 2 stars
4 Avaliações
Autor : JUSSARA MARIA LERCH HOFFMANN
Resumo de : Delzinha

Visitas: 194

A maioria das discussões em torno do termo avaliação é a tentativa de definição do significado primordial de sua prática na ação educativa.
Observa-se, que os estudos realizados ainda se detêm prioritariamente, nos modelos e metodologias daavaliação tradicional. Os estudos em avaliação importam-se, sobretudo em estabelecer críticas e paralelismos entre ação avaliativa e diferentes manifestações pedagógicas deixando, entretanto de apontar perspectivas palpáveis ao educador que deseja exercer a avaliação em favor da educação. As investigações da autora sobre avaliação sugerem que a contradição entre o discurso e a prática de algunseducadores e principalmente, a ação classificatória e autoritária, exercida pela maioria, é reflexo de sua estória de vida como aluno e professor.

A AVALIAÇÃO: UM MONSTRO DE VÁRIAS CABEÇAS
Os educadores percebem a ação de educar e a ação de avaliar como dois momentos distintos e não relacionados.
A dicotomia educação e avaliação, é uma grande falácia. É necessária a tomada de consciência e areflexão a respeito desta compreensão equivocada de avaliação como julgamento de resultados porque ela veio se transformando numa perigosa prática educativa.
A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável, enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação.
CONFIGURAÇÕES TEÓRICAS

A avaliação, na perspectiva de construção do conhecimento, parte de duaspremissas básicas: confiança na possibilidade dos educandos construírem suas verdades e valorização de suas manifestações e interesses.
AVALIAÇÃO: MITO E DESAFIO

Do ponto de vista da autora configura-se a avaliação educacional, em mito e desafio. O mito é decorrente de sua estória que vem perpetuando os fantasmas do controle e do autoritarismo há muitas gerações. A desmitificação, por outrolado, ultrapassa o desvelamento dessa estória e a análise dos pressupostos teóricos que fundamentam a avaliação até então. O maior dentre os desafios é ampliar-se o universo dos educadores preocupados com o fenômeno avaliação, estender-se a discussão do interior das escolas e toda a sociedade. Temos o compromisso de construir outra estória para as futuras gerações, descaracterizadas da feiçãoautoritária que ainda a reveste, em busca de uma ação libertadora.

UMA CONCEPÇÃO EM DISCUSSÃO

No aprofundamento da questão referente à concepção de avaliação pelos elementos da ação educativa, a autora promove discussões entre professores em torno de algumas estórias narradas em cursos e encontros.
Essas discussões contribuem para a análise da hipótese apontada inicialmente pelos educadoresconcebem a avaliação.
DESAFIANDO O MITO

A avaliação nessa perspectiva, deverá encaminhar-se a um processo dialógico e cooperativo, através do qual educandos e educadores aprendem sobre si mesmo no próprio ato da avaliação.
As relações de poder que se travam em nome dessa prática são reflexos de uma sociedade liberal e capitalista, que se nutre de exigências burocráticas para mascarar o seuverdadeiro descaso com a educação em todos os níveis.

O USO EQUIVOCADO DOS TESTES

O teste é entendido com instrumento de constatação e não de investigação.

A INJUSTIÇA DA PRECISÃO
A ação avaliativa de acompanhamento e reflexão necessita de consistência metodológica. A elaboração de TESTES válidos é uma tarefa complexa que exige domínio da tecnologia de testes e da área de conhecimento em questão.AVALIAÇÃO ENQUANTO MEDIAÇÃO

O que a autora pretende introduzir nesse texto é a perspectiva da ação avaliativa como uma reorganização do saber. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando idéias, reorganizando-as.
Se transferirmos essas considerações para a ação de avaliação, poderemos vislumbrá-la nessa perspectiva, ou seja a ação avaliativa, enquanto mediação,...
tracking img