Avaliacao heuristica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação Heurística segundo Jakob Nielsen

A avaliação heurística é um método tradicional de avaliação de usabilidade. O método foi utilizado pela primeira vez em uma interface Web em 1994, num estudo para o Web site da Sun Microsystems. Este método foi desenvolvido por Nielsen e Molich e consiste da inspeção sistemática da interface do usuário com relação à sua usabilidade. Basicamente umavaliador interage com a interface e julga a sua adequação comparando-a com princípios de usabilidade reconhecidos, as heurísticas.

Como certamente um só avaliador não irá encontrar todos os problemas de uma interface, idealmente são utilizados vários. Nielsen sugere que a melhor relação custo/benefício é alcançada quando se utilizam entre 3 e 5 avaliadores. Cada avaliador deve realizar a suainspeção individualmente e somente depois de todas avaliações terem sido concluídas, os avaliadores podem se comunicar. Este cuidado é importante para garantir avaliações independentes e sem influências. Os resultados tanto podem ser registrados por cada avaliador como por um observador presente durante as sessões, onde os avaliadores verbalizam seus comentários. Ao final de todas as sessões oobservador deverá reunir todas as avaliações feitas em um único documento. Além disto, o observador poderá auxiliar o avaliador em caso de problemas com o protótipo, se este for o caso.

Nielsen sugere um conjunto com apenas 10 regras heurísticas para guiar a avaliação:
1. Diálogos Simples e Naturais: as interfaces de usuários devem ser o mais simples possível. Interfaces devem combinar as tarefasdo usuário de tal forma que o mapeamento entre os conceitos computacionais e os do usuário seja simples. Deve-se apresentar exatamente a informação que o usuário precisa - nem mais nem menos - na hora e lugar exatos onde é necessária. Informação que será usada em conjunto deve ser exibida em conjunto, ao menos na mesma tela. Tanto os objetos de informação quanto às operações devem ser acessados emuma seqüência que casa com o modo como os usuários irão realizar suas tarefas efetiva e produtivamente. Muitas vezes tais seqüências são forçadas pela interface, mas normalmente é melhor permitir que o usuário controle o diálogo o máximo possível, de tal forma que a seqüência possa se ajustar às preferências do usuário individual.
2. Falar a Linguagem do Usuário: a terminologia da interface deveser baseada na linguagem do usuário, e não orientada ao sistema. Para tanto, deve-se verificar quais termos são utilizados com maior freqüência pêlos usuários. As informações também devem ser organizadas conforme o modelo mental que o usuário possui do domínio.
3. Minimizar a Sobrecarga de Memória do Usuário: o software deve exibir elementos de diálogo para o usuário e permitir que o mesmo façasuas escolhas, sem a necessidade de lembrar deste ou daquele comando específico. Para facilitar a utilização da interface, deve ser apresentado ao usuário um pequeno número de regras que se aplicam por toda a interface. Se o número de regras é grande o usuário terá de aprender/lembrar todas as regras, o que pode não ser tão simples. Por outro lado, se o software não tiver regra alguma, então ousuário deverá lembrar de cada elemento de diálogo. O uso de comandos genéricos é uma maneira de se ter um pequeno conjunto de regras. Comandos genéricos fazem com que coisas similares ocorram em diferentes circunstâncias, sendo suficiente ao usuário aprender poucos comandos para trabalhar com vários tipos de dados.
4. Consistência: consistência é um dos princípios básicos de usabilidade. Se osusuários souberem que um mesmo comando ou uma mesma ação terá sempre o mesmo efeito, eles ficarão mais confiantes no uso do software/ e serão encorajados a fazerem novas descobertas. A mesma operação deverá ser apresentada na mesma localização em todas as telas e deverá ser formatada da mesma maneira para facilitar o reconhecimento.
5. Feedback: O sistema deverá informar continuamente ao usuário...
tracking img