Avaliacao das instituicoes de ensino superior

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1580 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação das Instituições de Educação Superior

A avaliação das instituições de educação superior - tem por objectivo identificar o seu perfil e o significado de sua actuação, por meio de suas actividades, cursos, programas, projectos e sectores, considerando as diferentes dimensões institucionais.

Assim, avaliação institucional em seu conjunto, obedece os processos avaliativos queconstituem um sistema através do qual, permite a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades, que concorrem para apuramento da qualidade do ensino como um conjunto, visando:

* à melhoria da qualidade da educação superior;
* à orientação daexpansão de sua oferta;
* ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
* ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.Avaliação dos Cursos de Graduação - A avaliação dos cursos de graduação tem por objectivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relactivas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.

Esta avaliação, só é possível fazendo-se uso dos instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e osprocessos de avaliação de cursos desenvolvidos pela instituição.

I. QUALIDADE DO ENSINO E DAS INSTITUIÇÕES
O conceito qualidade em educação, segundo Davok (2007), admite variadas
interpretações. Segundo essa autora, uma educação de qualidade vai desde aquela que possibilita o domínio eficaz dos conteúdos, ou aquela que possibilita a aquisição de uma cultura científica ou literária, até aquela quedesenvolve a capacidade de servir ao sistema produtivo ou ainda aquela que promove o espírito crítico e fortalece o compromisso para transformar a realidade social.

Conforme a UNESCO (2004, p.2), a definição de qualidade: dois princípios caracterizam a maior parte das tentativas de definir a qualidade na educação: o primeiro deles identifica o desenvolvimento cognitivo dos alunos como o grandeobjetivo explícito de todos os sistemas educacionais. Dessa forma, o êxito alcançado por um sistema com relação a esse objetivo é um dos indicadores de sua qualidade. O segundo dá ênfase ao papel da educação na promoção de valores e atitudes de cidadania responsável e no cultivo do desenvolvimento criativo e emocional.

A consecução desses objetivos nos diferentes países é mais difícil deavaliar e comparar. Neste contexto, a UNESCO criou Indicadores da Qualidade na Educação para ajudar a comunidade escolar na avaliação e na melhoria da qualidade da educação, que passa pela:
1. Qualidade do corpo docente
* Grau
* Formação adequada aos cursos
* Regime de contrato.
* Corpo docente com currículo e investigação nas áreas de ensino;
* Corpo docente formado e integradoem redes de conhecimento internacional.

2. Recursos e condições pedagógicas de ensino que facilitem a aprendizagem e o acesso ao conhecimento

* Salas de aulas disponíveis;
* Acervo bilbliotecário
* Acesso a meios informáticos
* Internet
* Bibliotecas on line
* Pacotes software conforme os cursos
* Laboratórios e sua utilização.

3. Investigação medida por:

*Projectos aprovados;
* Projectos em curso;
* Obras publicadas
* Grau de internacionalização

4. Funcionamento regular, autónomo e conforme os estatutos dos:

Orgãos de gestão científicos (conselho científico e pedagógico).

5. Outros serviços acessíveis aos estudantes

* Acesso a computadores;
* Reprografia;
* Livraria
* Bar;
* Outros.

6. Actividades...
tracking img