Avaliac3a7c3a3o Diagnc3b3stica De Histc3b3ria 9c2ba Ano Com Descritores

1043 palavras 5 páginas
Avaliação Diagnóstica em História – 9º ano
ALUNO:
ANO ESCOLAR:

DATA:

ESCOLA:

MUNICÍPIO:

1- (D5 LP/Tópico 16, habilidade 16.1)
"A economia brasileira prosperou durante toda a segunda metade do século XIX. Esse desenvolvimento deveu-se, principalmente, ao progresso continuado da cafeicultura. Diante dos problemas criados pela expansão econômica, sobressai a escassez do fator mão-de-obra. Esse desenvolvimento traduz-se numa efetiva 'fome de braços.'" (Octávio lanni. Texto adaptado).
No contexto do texto acima, qual o significado da expressão "fome de braços"?
a)
b)
c)
d)

significa falta de comida para os trabalhadores da agricultura cafeeira; significa falta de trabalhadores para a agricultura cafeeira; significa que no século XIX ainda haviam tribos canibais no Brasil; significa excesso de oferta de trabalhadores na agricultura cafeeira.

.
2- (D28 LP/Tópico IX, habilidade 2)
Na América Latina, após as independências políticas da primeira metade do século XIX, a consolidação e a integração dos Estados Nacionais ao mercado mundial tiveram como base:
a)
b)
c)
d)

o desenvolvimento industrial. o populismo nacionalista. a produção de ouro e diamante. o modelo primário-exportador.

3-

(D8 LP/Tópico 16, habilidades 16.1 e 16.2)

O Estado Oligárquico, adotado por países latino-americanos, teve como um de seus sustentáculos o voto de cabresto. Retomando seus conhecimentos sobre o tema e observando a imagem abaixo, voto de cabresto pode ser definido como:

a)
b)
c)
d)

Voto da pessoa cabreira, desconfiada;
Arreio do pescoço e cabeça do cavalo;
Voto controlado pelos coronéis;
Voto democrático, livre.

Charge publicada em 1927, com a legenda: “Ela – é o Zé Besta? Ele – não, é o Zé Burro”

4-

(D3 LP/ 16, habilidade 16.2)

"A economia brasileira prosperou durante toda a segunda metade do século XIX. Esse desenvolvimento deveu-se, principalmente, ao progresso continuado da cafeicultura. Diante dos problemas criados pela expansão econômica, sobressai a escassez do fator

Relacionados