Avalia O De Geografia Ad1 Pronta

867 palavras 4 páginas
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1– 2015.1
Disciplina: Geografia na Educação 2
Coordenador (a): Lincoln Tavares Silva

Caro/a Estudante, Objetivamos com a AD que você responda as questões a partir de pesquisas e leituras que venha a fazer, além do livro da disciplina e dos textos complementares que se encontram postados na plataforma. Como você terá um tempo para fazê-la, sugerimos que possa entendê-la como um trabalho de pesquisa. Assim, a AD1 será mais uma forma de estudo para a avaliação presencial. Aplique-se e bom trabalho!
1ª questão: (2 pontos) Relacione a Lei de Terras de 1850, ao processo de manutenção da estrutura monocultora, latifundiária, conflitiva e injusta que socialmente se mantém no território brasileiro(2.0pontos) A Lei de Terras foi criada pelas elites políticas e econômicas brasileiras. Essa lei transformou a terra em mercadoria. Em propriedade privada. Só poderia ter terra quem pudesse pagar por ela. Os trabalhadores e os escravos não tinham como pagar. Sendo assim, as terras foram ficando nas mãos dos que tinham mais condições e poder financeiro. Fator esse que segue até hoje em nossos territórios, onde as terras acabam ficando nas mãos de quem tem mais dinheiro. Herança que foi herdada do Brasil Colonial.
2ª questão: (4 pontos) Leia atentamente o texto que transcrevemos do artigo de Hermínia Maricato (2000, p. 22) O grau de dependência externa (se é que podemos medir a maior ou menor independência para enxergar a realidade social interna e reagir a ela) interfere decisivamente na produção do ambiente construído. Caio Prado Jr. tem, entre muitas virtudes, a de chamar atenção, de forma pioneira, sobre a predação ambiental que acompanha cada ciclo econômico brasileiro.
a) Apresente duas situações que retratem geograficamente como foi danosa a ocupação exploratória levada a cabo em nosso território, apontando seus impactos ambientais (2 pontos).

Primeira situação foi à implantação da atividade canavieira no nordeste do Brasil, que foi impulsionada

Relacionados

  • Manual De Direito Administrativo Jos Dos Santos Carvalho Filho 2014
    649433 palavras | 2598 páginas