Avaliaçao a distancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE 1 O sentido primordial da Filosofia

Leandro Kingeski Pacheco

Objetivos de aprendizagem

- Compreender o sentido primordial da Filosofia.
- Identificar as categorias de autonomia, reflexão, crítica e criatividade.
- Identificar alguns temas específicos de estudo da Filosofia.

Seções de estudo

Seção 1 O sentido primordial da Filosofia
Seção 2 Autonomia, reflexão, crítica ecriatividade
Seção 3 Alguns temas específicos de estudo da Filosofia

Página 18

Para início de estudo

Nesta unidade, você começa a estudar o que é a Filosofia. Verá que a Filosofia apresenta várias áreas de estudo, ao investigar alguns temas específicos. Três destas importantes áreas serão estudadas nas próximas unidades, a Teoria do Conhecimento, a Ética, além de uma breve passagem pelaLógica. Compreenderá que a Filosofia não é um conhecimento definitivo, acabado, e sim, encontra-se em constante movimento e revisão.

Você também identificará a autonomia, a reflexão, a crítica e a criatividade como procedimentos básicos e decisivos para a Filosofia e para o filósofo – assim como será estimulado a desenvolver estas capacidades durante o estudo deste livro didático.

Seção 1 –O sentido primordial da Filosofia

Afinal o que é Filosofia? Se perguntarmos para dez filósofos o que é Filosofia, cada um proporá uma resposta diferente para esta questão. Esta diversidade de perspectivas, por mais incrível que pareça, não é considerada no meio filosófico um problema, e sim, uma rica oportunidade de confrontar diferentes posições e de aprendermos com elas.

As váriasconcepções sobre o que é Filosofia são influenciadas tanto pela diversidade de inúmeros contextos, sócio-político-histórico e cultural, quanto pela rica vivência e experiência de cada filósofo.

Você, que faz um estudo introdutório como este em Filosofia, quer certamente saber do que se está falando. Porém, uma compreensão adequada deste termo requer tempo e dedicação.
A compreensão inicial que vocêcomeça a formar agora, nesta primeira unidade sobre a Filosofia, certamente será diferente da compreensão que terá ao final do estudo deste livro.

Página 19

Antes de aprofundarmos o estudo sobre o que é a Filosofia, como exercício, procure expor o que é a Filosofia:
Exposição:

Agora que você empenhou-se em pensar no que é a Filosofia, vamos aproximar-nos do respectivo sentido *primordial*,referente à etimologia e ao seu surgimento.
Nota de canto de página para “primordial”: fonte primeira, sentido que origina, principia.
(Fim da nota de canto de página)

Acompanhe, assim, a etimologia da palavra ‘Filosofia’. A palavra ‘Filosofia’ tem origem grega e é composta por duas outras palavras: ‘philo’ e ‘sophia’. ‘Philo’ significa, basicamente, amizade, amor. ‘Sophia’ significa saber,sabedoria. Observe que a partir desta simples análise etimológica, Filosofia significa amor ao saber e o filósofo é aquele que ama o saber.

Este sentido primordial de Filosofia é justamente o proposto pelo filósofo da
Grécia antiga Pitágoras (570-490 a.C.) ao cunhar, criar este termo. Pitágoras, em certa ocasião, foi chamado de sábio. Pitágoras replicou afirmando que não era sábio, mas um amantedo saber, um filósofo. A Filosofia, então, seria uma procura pelo saber, um amor à sabedoria, assim como os saberes conseqüentes desta busca.

Pitágoras também dizia que o verdadeiro saber pertence aos deuses, e que os homens, embora ignorantes, através da Filosofia, do empenho em saber, podem aproximar-se dos deuses, do plano divino.

Figura 1.1 – Imagem da face de Pitágoras
Fonte:(es.geocities.com)

Página 20

Esta concepção etimológica de Filosofia não é aceita por todos os filósofos, uma vez que estes pensam a Filosofia a partir de suas respectivas concepções sobre o mundo.

De fato, muitas definições atuais de Filosofia não coincidem com o sentido primordial proposto por Pitágoras.

Visando ampliar sua compreensão sobre a Filosofia, foram dispostas, no final desta...
tracking img