Avaliaçao de lingua portuguesa para o 5º ano

Escola Municipal Monteiro Lobato
Assentamento Capão Bonito II
Aluno (a): ...............................................................
5º ano A– Profª Cristina – Data ......./........./.......AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA
1º BIMESTRE 2012
O DONO DA BOLA
Caloca é um amigo legal. Mas ele não foi sempre assim, não. Antigamente ele era o menino mais enjoado de toda a rua. E não sechamava Caloca. O nome dele era Carlos Alberto.
E sabem por que ele era assim enjoado? Eu não tenho certeza, mas acho que é porque ele era o dono da bola.
Caloca morava na casa mais bonita danossa rua. Os brinquedos que Caloca tinha, vocês não podem imaginar. Caloca só não tinha amigos. Porque ele brigava com todo o mundo. Não deixava ninguém brincar com os brinquedos dele. Mas futebol eletinha de jogar com a gente, porque futebol não se pode jogar sozinho.
O nosso time estava cheio de amigos. O que nós não tínhamos era bola de futebol. Só bola de meia, mas não é a mesma coisa. Bommesmo é bola de couro como a do Caloca.
Mas, toda vez que a gente ia jogar com Caloca, acontecia a mesma coisa era só o juiz marcar qualquer falta do Caloca que ele gritava logo:
Assim eu nãojogo mais! Dá aqui a minha bola!
Ah, Caloca, não vá embora, tenha espírito esportivo, jogo é jogo...
Espírito esportivo, nada! - berrava Caloca. - E não me chame de Caloca, meu nome é Carlos Alberto!E, assim, Carlos Alberto acabava com tudo que era jogo.
Todas as vezes que o Carlos Alberto fazia isso, ele acabava voltando e dando um jeito de entrar no time de novo. Mas, daquela vez, nósestávamos por aqui com ele. A primeira vez que ele veio ver os treinos, ninguém ligou.
Um dia, nós ouvimos dizer que o Carlos Alberto estava jogando no time do Faz-de-Conta, que é um time lá da rua decima. Mas foi por pouco tempo. A primeira vez que ele quis carregar a bola no melhor do jogo como fazia conosco, se deu muito mal... O time inteiro do Faz-de-Conta correu atrás dele e ele só não...
tracking img