Avaliaçao da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 18 (4420 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇAO, CIÊNCIA E ARTES DOM BOSCO DE MONTE APRAZILVEL – FAECA









GRACIELLE FRANCINA A. OLIVEIRA FALCÃO
JUCÉLIA REINERT CLAUDIN0
MARIA TEREZA F. MARTINS






AVALIAÇAO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR














MONTE APREZIVEL
2012

GRACIELLE FRANCINA A. OLIVEIRA FALCÃO
JUCÉLIA REINERT CLAUDIN0
MARIA TEREZA F. MARTINS






AVALIAÇAODA APRENDIZAGEM ESCOLAR









Trabalho da conclusão de curso apresentado à Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível- FAECA, como requisito parcial para obtenção do titulo de licenciatura em Pedagogia.
Profª. Orientadora MS. Sandra Kerbauy Resende.














MONTE APRAZIVEL
2012GRACIELLE FRANCINA A. OLIVEIRA FALCÃO
JUCÉLIA REINERT CLAUDIN0
MARIA TEREZA F. MARTINS






AVALIAÇAO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR





Trabalho da conclusão de curso apresentado à Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco de Monte Aprazível- FAECA, como requisito parcial para obtenção do titulo de licenciatura em Pedagogia.
Profª. Orientadora MS.Sandra Kerbauy Resende.






APROVADO EM






___________________________________________________
Profª Ms. Sandra Kerbauy Resende
Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco – FAECA.




















CAPITULO I
Avaliação da Aprendizagem EscolarApontamentos sobre a pedagogia do exame


Nesse capitulo veremos algumas práticas da avaliação usada em nossas escolas brasileiras. São apontamentos que foram cuidadosamente analisadas.
O que foi obsevado no decorrer das pesquisas, é que a avaliação da aprendizagem. Ganhou muito espaço no que diz respeito ao ensino, e que foi titulada como “pedagogia do exame”. (Luckesi, 2009).A partir dessa escolaridade todos os exercícios e provas são feitos preparando o aluno para os vestibulares, e com isso nos faz refletir o quanto a pratica do exame esta popularizado em nossas escolas.
O sistema de ensino esta interessado nos percentuais de aprovação/reprovação do total dos educando; os pais estão desejosos de que seus filhos avancem nas series dasescolaridades; os professores se utilizam permanentemente dos procedimentos de avaliação como elementos motivadores dos estudantes por meio de ameaça. (Lukesi,2009,p18).
No entanto os alunos apenas se preocupam com as promoções que os professores têm a oferecer para eles obterem notas desejáveis, com isso a qualidade do aprendizado torna-se cada vez mais precário, principalmente nas escolaspublicas.
Durante todo o período de escolaridade a única coisa que os alunos se preocupam é com as notas, não se importando se foi absorvido os conteúdos que foram transmitidos pelos professores, com isso vão manipulando a essência do aprendizado que deveria ser o mais importante objetivo, quando ingressamos em uma unidade escolar.
Por outro lado os professores utilizam as provas como meiode castigar e torturar psicologicamente os alunos. Quando os professores sentem que os alunos não estão se importando com os conteúdos transmitidos, eles fazem ameaças e chantagem emocional. O medo tem levado os alunos a fazerem o que o professores determinam para não se prejudicarem no final do ano letivo. A própria sociedade requer que os alunos sejam bem sucedidos nas notas para o julgarem sesão bons ou má elementos. Esses tipos de exames levam com que as pessoas agem com preconceito e desigualdade ao ser humano, levando ao julgamento da aparência.
Como podemos observar a avaliação feita através de exames vem sendo usada em nosso País desde a época dos Jesuítas. Eles tinham uma atenção especial com o ritual das provas e exames, a base da educação Jesuíta eram que os índios...
tracking img