Avaliação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO
Dados bibliográficos:
HOFFMANN, JUSSARA, avaliação, mediadora; uma prática em construção da pré escola à universidade, porto alegre, editora mediação 1993,20ª edição revista, 2003

Dados sobre o autor:
Jussara Hoffman nasceu em Bagé / RS em 1951.
Iniciou sua carreira no magistério aos 17 anos como professora de séries iniciais.
Trabalhou em escolas públicas e particulares einiciou seus estudos em Avaliação no curso de Mestrado da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1981.
Foi professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade federal do RS por cinco anos.
Atualmente é Consultora Educacional e Diretora da Editora Mediação em Porto Alegre.
Ao longo de sua carreira escreveu inúmeros artigos sobre Avaliação da
Aprendizagem e outros temas educação.Súmula: Uma visão construtivista do erro.
O texto pretende opor-se ao modelo do transmitir-verificar-registrar, evoluindo no sentido de uma ação avaliativa reflexiva e desafiadora do educador em termos de trocar idéias com seus alunos, ou seja, é a análise do cotidiano do professor.
Este trabalho discorre sobre o “erro” que surge no percurso da construção do conhecimento, tanto de alunos quanto deprofessores, reconhecido como protagonistas da história da aprendizagem.
Procura estruturar a revisão e análise das práticas pedagógicas e da avaliação traça uma abordagem metodológica para uma avaliação construtiva, enfatizando aspectos qualitativos e sua função formativa.
Considera que no desvendar do erro reside a possibilidade básica da avaliação, o questionamento, que leva à transformação dosignificado, a ela atribuído, para um significado construtivo, que favorece o crescimento de todos os envolvidos nesse processo.
Compreender os erros faz parte do caminho da construção do conhecimento, bem como do próprio processo de avaliação.
A autora distingue o diálogo entre professor e aluno como indicador de aprendizagem, necessário, à reformulação de alternativas de solução para que aconstrução do saber aconteça.
A reflexão do professor sobre seus próprios posicionamentos metodológicos, na elaboração de questões e na analise de respostas dos alunos deve ter sempre um caráter dinâmico, principalmente do cotidiano da sala de aula, que apresenta certos fatos que apontam para a urgente necessidade de reflexão a respeito de algumas tarefas propostas às crianças.
Portanto, omaior desafio é favorecer a descoberta pelos professores do significado da avaliação mediadora para a formação de um profissional competente.
Trata-se de colocar o aluno em situações problemas, e que os levem a encontram uma solução no processo de construção do conhecimento.
O processo avaliativo que Hoffmann se refere, é um método investigativo, que prescinde de correção tradicional, impositiva ecoercitiva, que acaba por tornar o aluno submisso às correções, às apreciações, aos conceitos atribuídos, propõe a conversão dos métodos tradicionais, em métodos investigativos, de interpretação das alternativas de soluções propostas pelos alunos às diferentes situações de aprendizagem, para a concreticidade de uma avaliação numa perspectiva mediadora.
Para a autora, dentre os diversos fatoresque são considerados dificultadores da mudança da prática tradicional de avaliação, sobressai à crença dos educadores de todos os graus de ensino na continuidade da avaliação classificatória como garantia de um ensino de qualidade, que assegure um saber competente dos alunos.
A autora lembra, também, que uma das dificuldades existentes no processo da avaliação está na elaboração de instrumentos,ou seja, na preocupação que o professores têm em elaborar questões objetivas, no intuito de não serem injustos com os alunos.

Ideias Principais:
* Oportunizar aos alunos muitos momentos para expressar suas idéias e retomar dificuldades referentes aos conteúdos introduzidos e desenvolvidos;
* Realizar muitas tarefas em grupo para que os próprios alunos se auxiliem nas dificuldades,...
tracking img