Avaliação e planejamento

Páginas: 7 (1502 palavras) Publicado: 25 de abril de 2011
Avaliação: o dilema das notas

Introdução

Muitos pesquisadores da área de educação mostram a importância de haver uma mudança na concepção de avaliação para não olharmos ou pensarmos que avaliar uma pessoa seja apenas atribuir um conceito ou uma nota, de uma forma indiferente ao seu contexto histórico, à sua experiência de vida, etc. A avaliação começa a ganhar uma pintura nova no meioescolar, de modo que deve abranger não somente o trabalho do aluno, suas respostas numa prova ou durante uma chamada oral, mas essa prática deve estar presente na rotina dos professores e de todos os que circulam neste meio.
Desta maneira, é possível perceber que algumas pessoas envolvidas neste campo, seja como profissionais ou como futuros profissionais, já começam a modificar seu modo de pensar aavaliação e procuram seguir outros rumos para obter o retorno de um trabalho elaborado com esses alunos. Tanto que para essas pessoas torna-se difícil atribuir apenas um conceito a uma atividade de modo tão frio e taxativo.
Contudo, se essa primeira atitude bem mais simples e mais rápida, é ainda muito utilizada nas instituições educacionais surge uma pergunta, que nos leva à reflexão destaprática: por que as notas e os conceitos não são capazes de revelar nada?
A resposta a esta pergunta será desenvolvida ao longo do trabalho, mas já podemos começar a pensar que, se avaliar desta forma não revela nada, por que ainda é tão utilizada? E, acima de tudo, qual seria a melhor maneira de torná-la significativa? A avaliação revela-se insuficiente quando o resultado é apenas uma nota, queretrata o erro ou o acerto, de acordo com as concepções de quem corrigiu aquilo. “Essa concepção, consciente ou inconsciente, transformou-se e sedimentou-se numa prática coletiva angustiante, embora exercida pela maioria” (Hoffmann, p.25). É sobre isso que iremos refletir um pouco ao falar sobre essa prática tão impregnada nos meios educacionais, procurando responder à questão feita anteriormente.Desenvolvimento

Unindo ao que foi dito é possível citar a autora Jussara Hoffmann, que nos afirma a urgência de construir “um ‘ressignificado’ para avaliação, desmistificando um passado muito em voga” p.12. Apesar de alguns já começarem a rever sua opinião sobre o tema, ainda é a grande maioria que pensa na avaliação como uma maneira de colocar ordem na sala de aula, de deixar os alunos bemquietinhos ou de mostrar o grande poder que possui ao aplicar uma prova surpresa, por exemplo. Esse tipo de mudança, porém, não ocorre da noite para o dia. Exige um trabalho minucioso e bastante abrangente, pois modificar a forma de avaliar implica a mudança do próprio planejamento e, muitas vezes (no caso de um trabalho interdisciplinar, por exemplo) a mudança no planejamento de uma escolainteira.
Até agora isso foi pouco pensado por conta do caráter que a avaliação possui, ou seja, sempre serviu como um instrumento de poder, de classificação, voltada somente para o aluno, reforçada pelos pais e atrelada totalmente ao planejamento, como forma de assegurar o resultado e não para regular o processo. Afinal, segundo Hoffmann, “a arbitrariedade e o autoritarismo [estão] inerentes àconcepção de avaliação (...)” p.14.
Com esse espírito os professores se aproveitam da avaliação com um intuito distorcido do que realmente tem, utilizando-a como meio repressor e ameaçador e não como possibilidade de diagnóstico e melhoria de sua ação.
A avaliação sempre esteve e sempre estará bastante relacionada à prática escolar, pois é um instrumento que possibilita a verificação do processo deaprendizagem do aluno; permite um olhar mais apurado e crítico sobre a atitude das pessoas que estão nesse ambiente de formação. Isto revela a importância que ela possui e nos dá a garantia de que dificilmente será substituída ou abolida, porém é preciso trabalhar com ela de acordo com sua finalidade.
Luckesi nos ajuda a ver que avaliar é um processo anterior e concomitante ao planejamento,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliacao e planejamento
  • Planejamento e avaliação
  • DO PLANEJAMENTO À AVALIAÇÃO
  • Avaliação e planejamento
  • Planejamento e avaliação
  • Planejamento e avaliação
  • avaliação e planejamento
  • Planejamento e avaliação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!