Avaliação e mensuraçãi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ativo e sua mensuração
 Tania Maria da Conceição Benther Machado Fernandes
Mestranda em Contabilidade e Controladoria - FEA/USP. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (Campus Foz do Iguaçu). Contadora
RESUMO
Uma definição adequada do Ativo, bem como uma análise básica de todas as suas características , podem ser de grande importância para o desenvolvimento daTeoria Contábil.
A Contabilidade, desde seus primórdios, tem procurado adaptar-se à evolução do desenvolvimento das organizações e dos negócios, embora essa evolução não tenha acontecido na mesma velocidade que as atividades econômicas
Diversos pesquisadores têm contribuído para a evolução da Teoria Contábil, podendo-se dar destaque a Hendriksen, Chambers, Sprouse, Moonitz, Iudícibus e Martins.A identificação e mensuração do Ativo é um assunto extremamente controvertido entre os teóricos da Contabilidade.
Foi-se buscar nestes pesquisadores as características comuns para a identificação de Ativo, procurando-se conceituar valor e mensuração para que, através dessas ferramentas o caráter utilitário da Contabilidade, acentue-se como uma fonte muito fértil de informações para decisão.A partir do conceito de valor e mensuração, o enfoque deste estudo foi direcionado para Valor de Troca, mais precisamente, Valores de Entrada e de Saída, abordando-se os aspectos positivos e negativos concernentes.
A proposta do trabalho não está centrada em escolher o melhor método de identificação e mensuração de Ativo, mas nas possibilidades existentes para que os Ativos possam serretratados de acordo com a filosofia e as necessidades das Entidades.
Introdução
A separação entre Teoria Contábil e prática contábil exige um estudo acurado para evitar generalizações. Separar os princípios gerais da Ciência do seu conteúdo prático, abstraindo os detalhes e salientando o que possa ter de geral, neste ramo do conhecimento, somente será possível e aceito através de discussões.Enquanto Ciência, a Teoria quer provar a existência do fenômeno. Caberá à prática a aplicabilidade e utilidade da Teoria.
Tem-se feito dos Princípios um objetivo em si, quando podem assumir apenas o papel de meio para a consecução do objetivo da Contabilidade.
A objetividade tem sido causadora de críticas à Contabilidade, porque o contador só trabalha com itens monetários passíveis decontrolabilidade e verificabilidade, objetivando gerar relatórios confiáveis.
Enquanto que na Economia, a valoração do Resultado Econômico não é necessariamente feita em termos monetários, a Contabilidade não conhece outra forma de avaliação.
Estudos estão sendo realizados para que os Princípios tornem a Contabilidade um instrumento muito mais eficiente de Administração e uma fonte mais fértil demelhores informações, para atender as necessidades dos usuários.
Toda mudança, quando necessária, reflete a evolução, porém na Contabilidade, isto não tem acontecido nos últimos tempos.
À medida que as técnicas de identificação e mensuração de todos os itens dos relatórios contábeis forem se desenvolvendo, maior será o aperfeiçoamento dos mesmos, incluindo-se a própria medida do valor econômico dosAtivos, Passivos, Patrimônio Líquido e Lucro.
Dadas as considerações anteriores, este artigo apresenta um estudo comparativo dos elementos característicos para identificação de Ativos e sua mensuração.
O problema está localizado na identificação de Ativos e na forma como esses podem ser mensurados para dar suporte à tomada de decisão.
Através deste estudo, pretende-se elencar característicascomuns, como forma de identificar elementos do Ativo, independentes da taxonomia.
No aspecto da mensuração, é necessário que se defina o valor e mensuração, após o que se poderá optar por registrar os Ativos a Valores de Troca.
Não é objeto deste estudo apresentar qual o melhor critério de avaliação. A escolha dependerá do objetivo que se pretende atingir: financeiro, gerencial ou fiscal....
tracking img