Avaliação na educação infantil

Páginas: 8 (1878 palavras) Publicado: 23 de abril de 2011
Sandra Aparecida Cardoso de Lima ¹


RESUMO: Este ensaio sobre a avaliação na educação infantil a qual não pode ser um mero exercício de cobrança de itens memorizados. Ela também não deve representar o fim do processo educacional, mas um parâmetro para repensar e retomar o ensino como um todo. Avaliar não se configura fácil em nenhum nível de ensino. Imaginem avaliar na educaçãoinfantil. Afinal, por que aliamos crianças tão pequenas? Para julgá-las e separá-las? Para Condená-las a refazer a pré escola? Não! Avaliamos porque queremos acompanhar as suas vivências. Destaca-se a função diagnóstica da avaliação considerando tanto o aluno (individualmente) como a ação pedagógica desenvolvida pela escola.
A avaliação infantil faz-se mediante o acompanhamento e registro dodesenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesma para o acesso do ensino fundamental, (RECNEI: 59),

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação, Ensino, Aprendizagem,

INTRODUÇÃO
O referido tema "Avaliação na Educação Infantil" é um assunto polêmico, pois outrora o enfoque dado à Educação Infantil era mais voltado ao assistencialismo com a finalidade de cuidados básicos principalmente para crianças debaixa renda, mas com o passar do tempo surge uma nova visão sobre a infância, para Snyderes, 1984. A visão da criança que se criou neste contexto por parte do adulto que mantinham sobre os pequenos um jogo inquestionável que crescia à medida que eles iam sendo isolados do processo de produção. Com visão da situação acima, todas as crianças tem o direito, de estar na sala de
¹ Pós- graduanda emeducação infantil pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. sandralima99@hotmail.com

aula, e o educador tem que avaliar a criança em um todo considerando os seus conhecimentos prévios e culturais.
Por isso, todas as crianças têm capacidade para desenvolver suas habilidades, e o professor tem que ser o mediador para contribuir na sua formação com o sujeito critico pensante.
"Fica claroque o professor não e um transmissor de um conhecimento, e sim aquele que prepara as melhores condições para que sua construção se efetue." (Moretto, 2005: 38).
O tema avaliação tem sido discutido há muito tempo e num primeiro momento essa avaliação foi vista como atividade de controle que visava selecionar e, portanto, incluir alguns e excluir outros.
Por isso avaliar e muito importante, porqueo educador não tem que usar esse processo como uma arma e sim tem que saber medir o conhecimento do aluno; observando onde estão suas dificuldades e tentar ajudá-lo. Hoje vemos a avaliação na educação infantil ganhando novos rumos. Pesquisadores e estudiosos tem percebido a necessidade de se trabalhar uma avaliação mais reflexiva, diagnóstica e que sugere intervenção do professor no momentoadequado em que às dificuldades acontecem. Com isso torna-se necessário mudar os registros que comprovam esta nova forma de avaliar, saindo dos boletins e das fichas de acompanhamento vamos começar a trilhar o caminho dos relatórios, onde cada criança será observada, avaliada de maneira individual.
Com a lei de diretrizes e bases da educação (LDB: 96, e o Referencial Curricular Nacional para aEducação Infantil), é vista como primeira etapa da Educação Básica. É o período aonde a criança irá, desenvolver, suas habilidades, criatividades, emocionais, intelectuais, motoras e sociais, aprendendo a socializar com outras crianças, o aprender e aspecto fundamental da vida.
“A aprendizagem intelecto, como também faz referência à emoção intuição e ação no processo de aprendizagem”. (MARTINS eBOECK, 1997:188).
DESENVOLVIMENTO
Historicamente, a avaliação na Educação Infantil desponta como um “elemento de controle sobre a escola e sobre os professores que se veem com a tarefa de formalizar e comprovar o trabalho realizado via avaliação das crianças” ( HOFFMANN, 1996, p.9 ). Essa prática revela, na sua essência, uma atitude positivista, a qual, na maioria das vezes, gera...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Avaliação na educação infantil
  • Os desafios da avaliação na educação infantil
  • Avaliação na educação infantil
  • A importancia da avaliação na educação infantil
  • Avaliação na educação infantil
  • Avaliação na Educação Infantil
  • TCC Avaliação na educação infantil
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!