Avaliação microbiológica de queijos tipo manteiga fabricados artesanalmente no município de pombal-pb

Páginas: 4 (962 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE QUEIJOS TIPO MANTEIGA FABRICADOS ARTESANALMENTE NO
MUNICÍPIO DE POMBAL-PB

Wiaslan Figueiredo Martins1; Roberto Robson de Almeida Bezerra1; Maria do Socorro RodriguesAraújo1; Karla Danielle Pereira1; Maria Climene Bezerra de Medeiros2; Alfredina dos Santos Araújo3

1Engenharia de Alimentos/ Unidade Acadêmica de Tecnologia em Alimentos/CCTA/UFCG. 2.EngenhariaAmbiental/ Unidade Acadêmica de Ciências de Tecnologia Ambiental/CCTA/UFCG. 3Unidade Acadêmica de Tecnologia em Alimentos/CCTA/UFCG. e-mail: alfredina@ccta.ufcg.edu.br.

1. INTRODUÇÃO
Naregião nordeste do Brasil, um dos queijos mais consumidos e com grande aceitação é o queijo de manteiga, também conhecido como requeijão do sertão, requeijão do nordeste e requeijão do norte. O queijode manteiga tem sido uma das opções mais utilizadas para aproveitamento de leite nas fazendas situadas longe dos centros consumidores e laticínios. É um produto que apresenta fabricação simples evalor nutritivo indiscutível. Porém, seu processamento, na maioria dos casos, ainda é artesanal apresentando deficiências tecnológicas durante as fases de fabricação, no armazenamento e na distribuiçãoFEITOSA (2003), sendo que no nordeste predomina queijos fabricados com leite cru AQUINO (1983) sem os devidos cuidados de higiene em pequenas propriedades rurais que não adotam as Boas Práticas deFabricação, não apresentando segurança microbiológica e padronização FEITOSA (2003); NASSU (2001). O presente trabalho tem como objetivo avaliar as condições higiênico-sanitárias dos queijos tipo manteigaproduzidos artesanalmente em queijarias do município de Pombal – PB, por meio da Contagem Padrão em Placas de Bactérias Aeróbias Mesófilas, Bolores e Leveduras e Staphyloccocus coagulase positiva edeterminação do Número Mais Provável de Coliformes a 35°C e a 45°C.

2. MATERIAL E MÉTODOS

A pesquisa foi realizada no município de Pombal/PB, no qual foram coletadas cinco amostras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA MANTEIGA DE GARRAFA COMERCIALIZADA NA CIDADE DE POMBAL-PB
  • Qualidade microbiologica do queijo tipo coalho comercializado em um mercado publico do municipio de Juazeiro do Norte
  • ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE QUEIJOS ARTESANAIS PRODUZIDOS NO MUNICÍPIO DE ASTORGA – PR
  • avaliaçao microbiologica
  • Analise microbiologica de queijo
  • Tipos de Queijos
  • Avaliação dos impactos ambientais provocados pela atividade mineradora no município de Pedra Lavrada-PB
  • Avaliação bioclimatico para caprinos e ovinos no municipio de são gonçalo-pb

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!