Avaliação fisioterapêutica do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Os responsáveis pelas infecções respiratórias agudas são os vírus (mais de 90% dos casos) e as bactérias. As reações alérgicas (rinite, por exemplo) são causadas, em sua grande maioria, pelos ácaros – microorganismos encontrados na poeira. As doenças respiratórias são as que afetam o trato e os órgãos do sistema respiratório. Cada doença tem sintomas específicos, que só o médicopode avaliar. Contudo, a tosse, a rouquidão, o nariz entupido, dores no peito, dores de garganta, garganta irritada, pingo no nariz, dificuldade em respirar quando não está a fazer esforço, dispnéia, entre outros, são sintomas de doença respiratória.

MICRORGANISMOS CAUSADORES DE INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS

STREPTOCOCCUS PYOGENES
Streptococcus pyogenes é uma espécie de bactérias Gram-positivas commorfologia de coco, pertencentes ao género Streptococcus, do grupo A de Lancefield. Elas causam a faringite bacteriana comum.
São cocos, com cerca de 0,5-1 micrómetros, que coram de roxo com a técnica Gram (positivos). Têm portanto paredes celulares grossas e uma membrana simples. Eles formam linhas ou pares em cultura, são anaeróbios facultativos e catalase-negativos. Em cultura de sangue,causam beta-hemolise, ou seja um halo claro à volta das suas colónias de hemólise (destruição dos eritrócitos) total.
Os S. pyogenes são imóveis e crescem otimamente a 37 °C. São inibidos por altas concentrações de glicose.
STAPHYLOCOCCUS AUREUS
Staphylococcus aureus, também conhecido como estafilococo dourado, é uma espécie de estafilococo coagulase-positivos. É uma das espécies patogénicas maiscomuns, juntamente com a Escherichia coli. É a mais virulenta espécie do seu género.
Têm forma esférica (são cocos), cerca de 1 micrómetro de diâmetro, e formam grupos com aspecto de cachos de uvas com cor amarelada, devido à produção de carotenoides, sendo daí o nome de "estafilococo dourado". Cresce bem em ambientes salinos.
Cerca de 15% dos indivíduos são portadores de S.aureus, na pele ounasofaringe. A infecção é freqüentemente causada por pequenos cortes na pele.
CORYNEBACTERIUM DIPHTHERIAE
Corynebacterium diphtheriae é um bacilo gram positivo pleomórfico (em forma de alteres), podendo ser encontrados paralelamente uns aos outros ou formando ângulos retos (letra chinesa). É a bactéria causadora da difteria. As cepas podem ou não ser produtoras de toxinas (toxina diftérica).STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE
Streptococcus pneumoniae ou informalmente Pneumococo é uma espécie de bactérias Gram-positivas, pertencentes ao gênero Streptococcus, com forma de cocos que são uma das principais causas de pneumonia e meningite em adultos, e causam outras doenças no ser humano.
Como todos os estreptococos, são cocos com cerca de 1 micrômetro, anaeróbios facultativos. Agrupam-se sempre aospares (diplococos) ou em curtas cadeias, e as estirpes patogénicas possuem cápsula. Eles são alfa-hemolíticos, ou seja em cultura de sangue produzem um halo mucoide esverdeado de destruição parcial de eritrócitos. Os pneumococos são exigentes no meio de cultura, necessitando de vários nutrientes normalmente fornecidos em cultura de sangue (de vaca ou outro animal).
Os pneumococos são sensiveis àoptoquina ou bílis, detergentes fracos, ao contrário de outros estreptococos, e esta característica é útil para os distinguir. São bacterias que são transmitidas facilmente de pessoa para pessoa por meio de espirros, objetos infectados, etc, sendo as causadoras da pneumonia.
Ao contrário dos estafilococos, a resistência à penicilina é devida não à penicilinase mas a proteínas que se ligam aoantibiótico inibindo a sua acção sem o destruir.
HAEMOPHILUS INFLUENZA
A Haemophilus influenza inicialmente designado de bacilo de Pfeiffer, é uma bactéria que provoca meningites e septicémias, ambas geralmente em crianças(menores de 5 anos de idade); infecções do ouvido médio; da garganta; celulite e, mais raramente, outras doenças como pneumonia. É Cocobacilo Gram-negativo. A utilização de vacinas...
tracking img