Avaliação educacional e a aprendizagem

Páginas: 13 (3004 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E A APRENDIZAGEM

Gláucia de Moura Pinheiro[1]
Aparecida Maria Fonseca[2]

RESUMO

Este estudo sobre a avaliação como um processo de construção do conhecimento, pretende desmistificar a avaliação como é vista de um modo geral, mostrando suas faces e sua eficácia em todo o processo de aprendizagem. Ao longo da historia da educação o processo avaliativo temassumido uma função seletiva, uma função de exclusão daqueles que costumam ser rotulados, desta forma ela serve para classificar, castigar, definir o destino dos educandos de acordo com os interesses vigentes. No entanto, ainda hoje a postura da educação tradicional continua presente em nossas escolas, visto que é uma manifestação diferente daquela apresentada em outros contextos históricos.Percebe-se que o processo avaliativo foi perdendo o caráter de agressão física e tornando-se cada vez mais sutil, pois a violência perde o seu caráter inicial e manifesta-se atingindo a personalidade do educando. Nesta concepção, é motivo de repressão pelo qual o professor não dá importância ao que foi construído ao longo de um processo de ensino-aprendizagem. Ela serve como mais uma forma de testar emedir os acertos e erros dos indivíduos. Evidencia-se que muitos professores entendem que, avaliar significa dar e registrar notas, fazer provas, conceitos, etc. Desse modo, a avaliação torna-se razão de controvérsias entre educando e educadores o que promove uma enorme diferenciação entre educar e a ação de avaliar.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. Processo. Ensino. Aprendizagem. Conhecimento.INTRODUÇÃO

A avaliação é parte integrante do processo ensino-aprendizagem e por isso requer preparo técnico e capacidade de observação dos profissionais envolvidos em relação aos instrumentos e processos presentes nas instituições educacionais.
Ao longo da história da educação o processo avaliativo tem assumido uma função seletiva, uma função de exclusão daqueles ser rotulados,desta forma tem feito o papel de classificar, castigar, definir o destino dos educandos de acordo com os interesses vigentes.
Ainda hoje a postura da educação tradicional continua presente em nossas escolas, visto que é uma manifestação diferente daquela apresentada em outros contextos históricos. Percebe-se que o processo avaliativo foi perdendo o caráter de agressão física e tornando-secada vez mais sutil, pois a violência perde o seu caráter inicial e manifesta-se atingindo a personalidade do educando. Nesta concepção, é motivo de repressão pelo qual o professor não dá importância ao que foi construído ao longo de um processo de ensino-aprendizagem. Ela serve como mais uma forma de testar e medir os acertos e erros dos indivíduos. Evidencia-se que muitos professores entendem que,avaliar significa dar e registrar notas, fazer provas, conceitos, etc. Desse modo, a avaliação torna-se razão de controvérsias entre educando e educadores o que promove uma enorme diferenciação entre educar e a ação de avaliar.
Minha pretensão ao realizar este trabalho é identificar processos avaliativos que valorizem o educando, sua historia de vida.
Usar a avaliação como algoque oportunize o processo de construção do conhecimento, valorizando o erro como etapa do acerto. Averiguar o que diz respeito ao significado da avaliação enquanto relação dialógica na construção do conhecimento, privilegiando os aspectos de mediação sobre a informação na avaliação do aluno e buscando a compreensão da prática avaliativa dos professores.
A metodologia utilizada napesquisa foi levantamento bibliográfico, leitura e fichamento da bibliografia selecionada, analise da bibliografia, posterior síntese das informações.

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL PODE SER VISTA COMO UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO?

A avaliação escolar era vista antigamente como um processo feito para verificar se o aluno memorizava os conteúdos que constavam na grade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento Educacional e Avaliação da Aprendizagem
  • A função do orientador educacional no processo de avaliação e aprendizagem
  • Avaliação Educacional
  • Avaliação educacional
  • avaliação educacional
  • avaliação educacional
  • avaliação educacional
  • Avaliação educacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!