Avaliação dos riscos ocupacionais de trabalhadores de serviços de radiologia

Páginas: 8 (1813 palavras) Publicado: 20 de abril de 2011
 Avaliação dos riscos ocupacionais de trabalhadores de serviços de radiologia

INTRODUÇÃO
O cenário atual em hospitais, clínicas e assemelhados mostra que, apesar dos esforços em investimento para o aprimoramento de profissionais, processos e equipamentos, pouco tem sido feito para prevenir o surgimento de lesões e enfermidades ocupacionais e de impactos ambientais também causadores de doençasou outros danos. Em tais locais de trabalho são encontrados diversos tipos de riscos, que podem ser classificados como: desprezíveis, marginais, críticos ou catastróficos.
No serviço de diagnóstico por imagem são observados atos inseguros e condições ambientais de insegurança, dentre eles: preparação e manuseio de soluções tóxicas sem utilização de equipamento de proteção individual (EPI); ajudaa pacientes deficientes com doenças contagiosas sem utilização de EPI; trabalhadores em ambientes onde há insalubridade resultante da presença de agentes químicos tóxicos fora dos limites estabelecidos por lei; trabalhadores e pacientes em ambientes onde há periculosidade, resultante da detecção de níveis de radiações ionizantes acima dos limites estabelecidos por lei; trabalhadores em ambientescom ventilação inadequada; aspectos ergonômicos em postos de trabalho em desacordo com as normas regulamentadoras; equipamentos defeituosos ou mal calibrados em operação, com conseqüentes riscos a trabalhadores e pacientes; salas com móveis, equipamentos e acessórios localizados inconvenientemente à segurança do trabalhador e à sua satisfação para realização de tarefas.
Todos esses aspectos estãorelacionados à biossegurança, que é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisas, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, tendo por finalidade a saúde do homem e dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.
Este trabalho tem o objetivo de fazer um levantamentodas condições de trabalho de profissionais de serviços de radiologia e tecer recomendações sobre as modificações necessárias de ser introduzidas nesses serviços, a fim de adequá-los às normas vigentes no país.
 
MATERIAIS E MÉTODOS
Para a elaboração de recomendações sobre biossegurança aplicáveis a um serviço de radiologia, foram realizadas as seguintes atividades em um hospital público de grandeporte da cidade do Rio de Janeiro: entrevistas com funcionários, com o objetivo de reunir o maior número possível de informações pessoais, dos processos desenvolvidos e dos pacientes atendidos; análise de todas as salas que compõem o serviço de radiologia e diagnóstico por imagem nos aspectos relacionados ao sistema de ventilação local, à disposição dos móveis e equipamentos, à quantidade deextintores e suas distribuições e ao aterramento dos equipamentos elétricos.
Foram observadas as seguintes atividades, executadas pelos técnicos em radiologia ou enfermeiras no local de trabalho: processo de revelação de radiografias dentro das câmaras escuras; tempo médio de permanência dos funcionários nas câmaras escuras; preparação de soluções de fixador e revelador para o processamentoradiográfico e tipo de ajuda prestada aos pacientes durante os exames de raios-X.
Foi avaliada a eficiência do sistema de ventilação de duas câmaras escuras, A e B. Com a utilização de um anemômetro digital marca Minipa modelo MDA-10, foram realizadas medições para determinar a velocidade média do fluxo de ar junto da entrada do duto do ventilador, bem como a 4 cm desse ponto. A vazão correspondente é oproduto dessa velocidade pela área da seção perpendicular do duto.
Quanto aos aspectos ergonômicos, foram medidas as alturas das bancadas das câmaras escuras, a fim de verificar suas posições e adequação ergonômica.
Quanto aos aspectos de segurança contra incêndio, foram avaliados a localização e o número de extintores para verificar se estão de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros. No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riscos Ocupacionais Trabalhadores de Enfermagem
  • Riscos ocupacionais dos trabalhadores de enfermagem
  • RISCOS OCUPACIONAIS PARA TRABALHADORES DE ENFERMAGEM
  • AVALIAÇÃO DOS RISCOS OCUPACIONAIS EM UMA UTI
  • Riscos ocupacionais para trabalhadores de Unidades Básicas
  • Avaliação das condiçoes de radioproteção de um serviço de radiologia
  • Riscos ocupacionais a que estao expostos os trabalhadores de enfermagem
  • Riscos ocupacionais dos trabalhadores de enfermagem em uma emergência hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!