Avaliação do patrimônio líquido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O Patrimônio Líquido inclui os itens mais importantes do balanço e da demonstração do resultado do exercício, portanto, é necessário que haja uma avaliação rigorosa do mesmo, através de procedimentos que estarão presentes neste trabalho, para a obtenção do valor que represente a empresa.

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
CONTEXTUALIZAÇÃO 5
SITUAÇÃO DO PROBLEMA 6
PERGUNTA A SER RESPONDIDA6
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
AVALIAÇÃO DO PATRIMONIO LIQUIDO 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 8

1. Introdução

1.1 Apresentação

Patrimônio Líquido

O patrimônio líquido é formado por um grupo de contas que registra o valor contábil; representa a diferença entre o ativo, o passivo e o resultado de uma entidade, demonstrando quanto (em questão de valores) osacionistas ou sócios possuem no período. A demonstração do Patrimônio Líquido inclui os itens mais importantes do balanço e da demonstração do resultado do exercício. Sua forma de apresentação exige que a alteração no valor seja igual ao lucro menos os dividendos (líquido das contribuições para o aumento de capital). Tratamos essa relação como “relação de lucro limpo” pois, da forma como foiarticulada, todas as alterações nos ativos e passivos que não estejam relacionadas com os dividendos devem passar pela demonstração de resultado do exercício. Considerando todos os bens e direitos da empresa e subtraindo tudo o que ela deve a terceiros, o saldo será de propriedade dos sócios. Em última instância, supondo a possibilidade de realização imediata de todos os ativos e de todos os passivos,deveria sobrar na conta bancária da empresa o Patrimônio Líquido, passível de ser distribuído integralmente aos sócios. A partir de 01.01.2008, conforme a lei 11.638/2007 das sociedades por ações, o Patrimônio Líquido é dividido em: Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros, Ações em Tesouraria e Prejuízos Acumulados.
Seguem algumas definições:Capital Social
O capital social representa os valores recebidos pela empresa, em forma de subscrição ou por ela gerados. A integralização do capital poderá ser feita por meio de moeda corrente ou bens e direitos. Quando a integralização do capital social é feita em moeda corrente, debita-se uma conta específica do ativo circulante (Bancos c/Movimento, por exemplo) e credita-se a conta "CapitalSocial". No caso de integralização de capital mediante conferência de bens, debita-se uma conta específica do ativo imobilizado e credita-se a conta "capital social".
Reservas de Capital
A reserva de capital abrange as seguintes subcontas:
a) Reserva de Correção Monetária do Capital Realizado;
b) Reserva de Ágio na Emissão de Ações;
c) Reserva de Alienação de Partes Beneficiárias;
d) Reserva deAlienação de Bônus de Subscrição;
e) Reserva de Prêmio na Emissão de Debêntures; (excluída desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007)
f) Reserva de Doações e Subvenções para Investimento; (excluída desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007)
g) Até 31.12.2007, a Reserva de Incentivo Fiscal. A partir de 01.01.2008, respectiva reserva passa a fazer parte do grupo de Reservas de Lucros.Ajuste de Avaliação Patrimonial
 
Serão classificados como Ajustes de Avaliação Patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas dos aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo em decorrência da sua avaliação a preço de mercado.
Reservas de Lucros
As reservas de lucros são constituídas peloslucros obtidos pela empresa, retidos com finalidade específica. Os lucros retidos com finalidade específica e classificados nesta conta são transferidos da conta de "Lucros ou Prejuízos Acumulados".
Lucros ou Prejuízos Acumulados
Os lucros ou prejuízos representam resultados acumulados obtidos, que foram retidos sem finalidade específica (quando lucros) ou estão à espera de absorção futura...
tracking img