Avaliação do ciclo de vida (acv)

Páginas: 12 (2843 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2011
UFRuralRJ – Instituto Multidisciplinar
Departamento de Administração, Direito e Turismo
Nova Iguaçu, 01 de junho de 2010
Alunos: Anderson Coutinho, Andressa Ramos, Bruno César, Luciano Ferrarez e Rodrigo Araujo.

Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)

1. INTRODUÇÃO

No início dos anos sessenta, com a crise do petróleo, surgiu um questionamento sobre o limite da extração de recursosnaturais. Inicialmente os estudos estavam relacionados ao consumo de energia, especialmente de combustíveis fósseis e eram conhecidos como análise de energia. Posteriormente, com o fim da crise do petróleo, o estudo perdeu relevância e somente nos anos oitenta foi retomado.

Um enfoque sistemático para as análises de impactos ambientais associados aos processos e produtos foi iniciado. Os processosindustriais não só geram resíduos, como também, consomem recursos naturais, requerem infra-estrutura de transporte, utilizam produtos químicos, água e energia, e  geram produtos que devem ser transportados, consumidos e, em alguns casos, reutilizados antes de seu descarte final.

Resíduo pode ser considerado qualquer material que sobra após uma ação ou processo produtivo. Diversos tipos deresíduos (sólidos, líquidos e gasosos) são gerados nos processos de extração de recursos naturais, transformação, fabricação ou consumo de produtos e serviços. Esses resíduos passam a ser descartados e acumulados no meio ambiente causando não somente problemas de poluição, como caracterizando um desperdício da matéria originalmente utilizada.

O aumento da preocupação com proteção ambiental eos possíveis impactos associados aos produtos, tanto na sua fabricação quanto no consumo, têm aumentado o interesse no desenvolvimento de métodos para melhor compreender e lidar com aqueles impactos. Uma das técnicas em desenvolvimento com esse objetivo é a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Os estudos da avaliação do ciclo de vida se expandiram e foram estimulados pela publicação, por meio docomitê técnico ISO/TC 207 (Environmental management), das normas ISO da série 14000.

A ISO (International Organization for Standardization) é a maior desenvolvedora e publicadora de normas internacionais, uma rede de organismos nacionais de normalização de 161 países e possuiu sua sede administrativa em Genebra, na Suíça. O comitê técnico ISO/TC 207 foi criado em 1993, como resposta da ISO ao RioEco 92 que debateu, entre outros assuntos, o desenvolvimento sustentável. A Rio Eco 92 é como ficou conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD).

O Brasil liderou a elaboração das primeiras normas ambientais nos países do Mercosul nas décadas de 60 e 70 do século passado, versando sobre aspectos específicos, tais como flora e fauna, poluiçãoatmosférica e recursos hídricos, sendo posteriormente seguido por seus países vizinhos (VIANA, 2004).

O primeiro dispositivo legal brasileiro relacionado à Avaliação de Impactos Ambientais foi a Lei n° 6.938 – Política Nacional do Meio Ambiente – de 31 de agosto de 1981, regulamentada dois anos depois com o Decreto n° 88.351, de 1° de junho de 1983, vinculando sua utilização aos sistemas delicenciamento de atividades poluidoras ou modificadoras do meio ambiente, a cargo dos órgãos ambientais dos governos estaduais e, em certos casos, do órgão federal competente (SILVA, 1994 a).

1. HISTÓRICO DA ACV

• 1963 - Harold Smith: desenvolve cálculos de consumo de energia para a produção de produtos químicos (“World Energy Conference”);
• 1965 - Coca Cola encomendou um estudopara quantificar o uso de matérias-primas e energia, e as emissões ambientais do processo de manufatura para embalagens de bebidas;
• Década de 90 - Ministério do Meio Ambiente da Suíça desenvolveu o primeiro software para ACV – embalagens;
• 1997 - primeira norma da série de ISO 14040 sobre ACV;
• 1993 - Grupo de Apoio a Normalização Ambiental (sub-comitê de ACV);
• 1998 –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do ciclo de vida (acv) – uma avaliação da ferramenta e de suas aplicações.
  • ACV
  • Avaliação do Ciclo de Vida da Natura
  • Avaliação adolescente
  • Avaliação do ciclo de vida
  • Avaliação ciclo de vida de uma lampada led
  • Avaliação do ciclo de vida- Elementos da construção
  • AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA DE UM PRODUTO SEGUNDO O PLANO DE MARKETING

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!