avaliação de ruidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2972 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DE RUÍDO

Objetivo

O presente trabalho tem como objetivo descrever os procedimentos de medição sonora, adotados para avaliação de ruído em áreas habitadas conforme NBR 10.151/2000 e Código de Postura Municipal – Lei 2109/1987 com algumas alterações e acréscimos pela Lei 4219/2009 no que se refere a medição de ruídos ; e utilizando a NBR 10152- Níveis de ruído paraconforto acústico.

Estabelecimento

O estabelecimento avaliado é o pátio do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - Unifeb, sito na avenida Professor Roberto Frade Monte, nº 389, Barretos – SP. O responsável pelo estabelecimento é o reitor Prof. Dr. Reginaldo da Silva.
Descrição

O local de medição é semiaberto e de circulação, apresenta corredores que interceptam assalas de aula e biblioteca, com presença de bancos, bebedouro.
Um desenho simplificado do estabelecimento e da disposição das casas é mostrado na Figura 1.
As principais atividades realizadas no estabelecimento são: trânsito de pessoas na entrada e saída da faculdade, espaço de lazer entre os intervalos de aula funcionando assim como um logradouro (espaços de uso comum aos alunos).
Asinstalações funcionam nos períodos diurno, vespertino e noturno, o horário de funcionamento do estabelecimento termina por volta das 22h30min havendo dias com funcionamento até às 00h00minn de acordo com as aulas tendo um pequeno fluxo de pessoas que ainda permaneceram ali.

Zoneamento

Segue abaixo um desenho do local de medição do campus da Unifeb:pedra





















Procedimento de avaliação

Data e Hora das medições, condições climáticas e de funcionamento do estabelecimento

As medições foram realizadas no dia 03 de junho de 2013, no período noturno às 21h10min, com o estabelecimento operando normalmente.
As condições climáticas foram favoráveis, e durante as medições nãohouve vento ou precipitação.

Equipamentos utilizados

Para a realização das medições foi utilizado um medidor de nível de pressão sonora (decibelímetro), ao qual foi ligado, ajustado para A para se obter o nível de ruído ambiente, e em seguida mudado para fast slow (resposta lenta).descrever o equipamento e no. de data do certificado de calibração.

Definições

Som: fenômeno capaz deproduzir sensação auditiva no homem
Ruído: todo som que causa ou possa causar incômodo
Ruído de Fundo: Todo ou qualquer ruído produzido por uma ou mais fontes sonoras que é captado durante a medição e que não seja proveniente da fonte em medição.
Decibel (dB): Unidade de medida de nível da pressão sonora.
dB(A): escala de indicação de nível de pressão sonora relativa à curva de ponderação“A”.
LAeq: Nível de pressão sonora equivalente em decibéis ponderados em “A” dB(A), obtido a partir do valor médio quadrático da pressão sonora (ponderada em A) referente a todo intervalo de medição.
NCA: Critério de Avaliação de acordo com a NBR10151/2000

Metodologia de Medição

As medições seguiram as recomendações da NBR 10.151/2000 – Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas,visando o conforto da comunidade , estando de acordo com o Código de Postura Municipal – Lei 2109/1987 com algumas alterações e acréscimos pela Lei 4219/2009 no que se refere a medição de ruídos.
Foram realizadas várias medições no local do estabelecimento de forma a representar o campo acústico em seu interior e o ruído que atinge as pessoas que ali circulam.
As medições no interior doestabelecimento (cujo o local é o pátio, estando assim presente no exterior das edificações/salas), as medições foram efetuadas em pontos afastados aproximadamente a uma distância no mínimo 1 m das paredes; 1,2 m acima do piso e a 1,5 m de janelas. Os valores apresentados para cada ponto se referem ao nível de pressão sonora equivalente LAeq em dB(A), medido durante um intervalo mínimo de 10 segundos...
tracking img