Avaliação de geografia 5º ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1061 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5º ANO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM
GEOGRAFIA
COLÉGIO COMERCIAL MUNICIPAL LIMA GUIMARÃES
CNPJ 81243735/0002-29
Autorizado a funcionar pela Portaria nº. 191 de 10/10/1963 do DEC/MEC
Rua Professor Francisco Saldanha 125 Chapadão ENSINO FUNDAMENTAL I

Professora: Ivanilda Barbosa Estrela Franco

NOME Nº VALOR 10,0 PONTOS
CONTEÚDOS AVALIATIVOS
DATA: ______/______ /2011 NOTAINSTRUÇÕES
1- Esta avaliação contém 10 questões, cada qual valendo 1,0 ponto;
2- Leia atenciosamente os enunciados de cada questão, antes de proceder à resolução;
3- Assinale uma opção nas questões objetivas;
4- É obrigatório o desenvolvimento das questões;
5- Dê respostas COMPLETAS.

Regiões Brasileiras

1 • Centro-Oeste, 2 • Nordeste, 3 • Norte, 4 • Sudeste, 5 • Sul
As Regiões do Brasil sãouma divisão que tem caráter legal e que foi proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. O IBGE levou em consideração apenas aspectos naturais na divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia; por essa razão, as regiões também são conhecidas como "regiões naturais do Brasil". Há uma pequena exceção com relação à região Sudeste, que foi criadalevando-se parcialmente em conta aspectos humanos (desenvolvimento industrial e urbano).
Cada um destes grupos é uma região, e as regiões brasileiras são:
Região Centro-Oeste
Compõe-se dos estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. Possui um território de 1 604 852 km2 (18,9% do território nacional). Sua população é de cerca de 12 milhões de habitantes.
Região NordesteCompõe-se dos estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Possui um território de 1 556 001 km2 (18,2% do território nacional), dentro dos quais está localizado o Polígono das secas. Sua população é pouco superior a 50 milhões de habitantes.
Região Norte
Compõe-se dos estados: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins.Possui um território de 3 851 560 km2 (45,2% do território nacional), e uma população pouco superior a 14 milhões de habitantes – o que faz dela a região com menor densidade demográfica.
Região Sudeste
Compõe-se dos estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Possui um território de 927 286 km2 (10,6% do território nacional). Sua população é de cerca de 77 milhões dehabitantes.
Região Sul
Compõe-se dos estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Possui um território de 575 316 km2 (6,8% do território nacional) e sua população é de mais de 26 milhões de habitantes.
Os limites das regiões sempre coincidem com limites de estados, não havendo estados que se espalhem por duas regiões.
A área correspondente ao estado de Tocantins (integrante da regiãoNorte), por ter sido originária do desmembrado de Goiás (Centro-Oeste), foi a última alteração na delimitação das regiões brasileiras.
Atualmente, muitos geógrafos e cientistas sociais preferem a divisão, geoeconômica proposta por Pedro Pinchas Geiger em 1967, que leva em conta os aspectos naturais e humanos. Essa divisão consiste de três regiões e suas fronteiras não coincidem com as fronteirasestaduais, a saber: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.
Maiores dados
Possui a maior Cidade: Sudeste (São Paulo)
Maior Área: Norte
Maior PIB: Sudeste
Maior IDH: Sul
Mais Estados: Nordeste
Maior População: Sudeste
Maior PIB per capita: Sudeste
Maior Alfabetização: Sul
Maior Densidade Demográfica: Sudeste
Fonte: pt.wikipedia.org Acesso em 28 de nov. de 2011.

1,0
QUESTÃO 01Complete de acordo com o texto:

As Regiões do ---------------------------------- são uma divisão que tem caráter ----------------- e que foi proposta pelo --------------------------------------------------------------------------------------- em ----------------. O IBGE levou em consideração apenas ----------------------------------------na divisão do país, como --------------------------,...
tracking img