AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA 3 ANO ENSINO MÉDIO

E.E. MARECHAL RONDON NOTA:
Avaliação Bimestral de Filosofia 4º Bimestre / 2013
Séries: 3° EM (A,B) Prof°.Mauro
Nome: ________________________________________ nº ______ Série: _____ Data: ____/____/____

1 – Sócrates foi um filosofo de grande prestígiona Grécia Antiga, alcançando fama e reconhecimento devido à sua maneira de buscar o conhecimento. Referente a esta colocação assinale a alternativa verdadeira.
A ( ) O método utilizado por Sócrates frente a seus interlocutores (discípulos) para averiguar o grau de conhecimento do mesmo era chamado de minerva.
B ( ) Sócrates se considerava o filósofo mais sábio de toda Grécia, pois dizia queconhecia tudo e já não necessitava mais buscar o conhecimento e a verdade.
C ( ) Sócrates teve tanto reconhecimento pela aristocracia ateniense que foi proclamado governador desta cidade. O rei filósofo.
D ( ) Como a mãe de Sócrates era parteira, ele associou seu método dialético (de perguntas e respostas) á profissão da mãe. No entanto, ele dava luz à idéias, provocando nos indivíduos odesenvolvimento de suas idéias na busca da verdade. Este processo era chamado de maiêutica.

2 - A palavra “Política” tem sua origem etimológica no grego antigo (polittique e politikós) teve como seus principais representantes Aristóteles e Platão que viam a política como:

A ( ) a arte de governar a cidade
B ( ) ação que visa enganar
C ( ) é o poder do convencimento
D ( ) a arte de persuasão3 - O filme Alexandre representou a vida do famoso imperador da Macedônia que constituiu um grande império, incluindo a Grécia, o Egito, a Síria, a Pérsia, indo até as fronteiras com a Índia. Alexandre foi educado pelo filósofo Aristóteles e o seu registro memorável na História deve-se, além de seus feitos militares, à difusão da cultura grega nas regiões do Oriente por ele conquistadas. Esseprocesso histórico-cultural, conhecido como helenismo, caracterizou-se pelo(a):
A) ( ) formação de uma nova cultura, sem elementos culturais gregos nem orientais.
B) ( ) desaparecimento das culturas orientais diante da cultura grega ou helênica.
C) ( ) desaparecimento da cultura grega diante das culturas orientais (persa e egípcia).
D) ( ) constituição de uma cultura diferenciada, comelementos gregos e orientais.

4 – A Grécia sempre foi vista na antiguidade como uma cidade-estado muito evoluída nas artes, nos princípios éticos e políticos, e os gregos contribuíram muito para o mundo ocidental, pois ainda verificamos a presença de seus conhecimentos no mundo contemporâneo. Porém , quando Alexandre conquistou a Grécia no ano de 322.a.C. faz este cenário mudar de figura, pois:
A) ( )os gregos viram a pólis, símbolo da democracia antiga dissolvida e perdendo sua autonomia e entrando em decadência;
B) ( ) os gregos acreditavam que tinham uma oportunidade de mudar seu sistema de governo, visto que Alexandre era imperador;
C) ( ) O fato da Grécia ser invadida não significou o fim da democracia grega, pois ainda continuaram livres para exercerem sua autonomia política
D) ( )o helenismo trouxe forte influência sobre a cultura grega, fortalecendo seu modo de vida.

5 – Diante da crise ocorrida com a invasão dos macedônicos a população se viu obrigada a buscar novas formas para tentarem compreender suas condições de seres humanos pertencentes a um determinado grupo social. Como resposta a estas perturbações pessoais e individuais, surgiram algumas linhas depensamento que tentaram direcionar as pessoas em sua busca pela felicidade, as principais foram:
A) ( ) socratismo e pitagorismo
B) ( ) estoicismo e epicurismo
C) ( ) epicurismo e pitagorismo
D) ( ) ecletismo, atomismo

6 – de acordo com esta linha de pensamento a verdadeira felicidade é praticada pelos sábios, e consiste em adequar à vontade ao destino, desejando aquilo que ele prepara para...
tracking img