Avaliação de empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: ANÁLISE DE RISCO EFETUADA POR MEIO DE INDICADORES ECONÔMICO-FINANCEIROS A PARTIR DE DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS
THIAGO PEREIRA BENTO
RESUMO:
As discussões sobre avaliação de desempenho de pessoas, processos ou até mesmo de organizações, tem ganhando força nos últimos tempos, graças aos efeitos da globalização no meio empresarial. Falando especificamente de avaliação deempresas de capital fechado, constitui-se um verdadeiro desafio ao analista, uma vez que grande parte da teoria financeira está construída em termos de capital aberto, ou seja, os modelos financeiros para avaliação levam em conta quase que somente empresas de capital aberto. O objetivo principal deste estudo é encontrar a partir disso, meios adequados para se realizar uma boa avaliação, meios estes,que na maioria das vezes levam muito mais em conta a subjetividade do analista amparada pela teoria existente, quanto à determinação de variáveis como período de projeção, demanda, custo de capital, dentre outros fatores. Constata-se que os modelos de avaliação aqui adotados são complementares uns aos outros, e não excludentes. De maneira geral, o processo de avaliação deve ser composto por umconjunto de métodos, responsáveis por uma avaliação mais completa e com menor chance de imperfeições na determinação final do valor de determinada empresa.
PALAVRAS-CHAVE:
Avaliação de empresas; Indicadores de Desempenho; Análise de Risco.

1 INTRODUÇÃO
Atualmente, assiste-se a evolução do mundo dos negócios, exigindo aperfeiçoamento e maturidade dos profissionais responsáveis pela confecção einterpretação dos dados financeiros das organizações. A maximização do valor para o acionista constitui-se no principal objetivo dos gestores. A realidade turbulenta da economia atual impõe às empresas a necessidade de administração do valor para a sobrevivência sustentada do negócio.
Sob este prisma, o processo de avaliação de empresas desempenha um papel importante como ferramenta degerenciamento e de análise na tomada de decisões, uma vez que os gestores precisam considerar as possíveis alternativas existentes para agregar valor, como a necessidade de negociá-la, submetê-la a processo de fusão, incorporação ou cisão, ou ainda à necessidade dos gestores saberem quanta riqueza foi gerada para considerar a distribuição de dividendos aos acionistas.
Dentro deste âmbito, o presente artigovisa explorar alguns dos conceitos disponíveis na literatura técnica especializada sobre avaliação de empresas e indicadores econômico-financeiros, bem como demonstrar ao leitor, sobre como é possível minimizar riscos no processo decisório utilizando-se destas ferramentas.
2 METODOLOGIA
Este artigo é desenvolvido baseado em pesquisas e revisões bibliográficas não contendo quaisquer informações deempresas aqui divulgadas.
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Primeiramente, será realizado uma revisão da literatura acerca de conceitos concernentes à Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado do Exercício e Fluxo de Caixa Livre.
A seguir serão apresentados os assuntos que são o objeto de estudo deste artigo. Os indicadores para análise financeira e de risco que retratam os perfis de liquidez,endividamento, estrutura de capital, lucratividade e rentabilidade, ponto de equilíbrio, graus de alavancagem e fator de insolvência (risco de falência).
3.1 DEMONSTRATIVOS FINANCEIRO-CONTÁBEIS
3.1.1 Balanço Patrimonial
Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da empresa. Éformado por Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
3.1.1.1 Ativo
Entende-se como sendo a parte da demonstração que apresenta um grupo de contas representando as disponibilidades financeiras, os direitos e os bens de posse da empresa. É subdividido em Circulante (Disponível em caixa, bancos, estoques, contas a receber), Realizável a Longo Prazo e Permanente (Investimentos, Imobilizado e Diferido)....
tracking img