Avaliação de desempenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SAÚDE & TECNOLOGIA . MAIO | 2008 | #1 | P. 26–29

Avaliação de desempenho em enfermagem

Sistema de avaliação do desempenho em enfermagem: eficiência e eficácia
Sofia Roque1, Nuno Rebelo dos Santos2
1. Escola Superior de Saúde de Portalegre, Departamento de Fundamentos de Enfermagem. sofia.m.b.roque@essp.pt 2. Universidade de Évora, Departamento de Psicologia. ReSumo: O presente estudodebruça-se sobre a avaliação do desempenho na carreira de enfermagem (Portugal), tendo como objectivo identificar as percepções de enfermeiros avaliadores e avaliados, sobre um sistema de avaliação do desempenho mais eficiente e eficaz que o corrente. Foi aplicado um questionário a 97 enfermeiros avaliadores e avaliados de um Hospital do Alto Alentejo. Constatou-se a existência de níveis deconcordância e satisfação positivos com o sistema de avaliação do desempenho, sucedendo o mesmo para os aspectos legislados. De uma forma geral, verificámos que a percepção dos avaliadores acerca de um sistema de avaliação do desempenho mais eficiente e eficaz que o corrente deverá ser enquadrado numa gestão por objectivos e incluir uma validação social da menção final de avaliação. Por outro lado, osavaliados pretendem um sistema de avaliação que inclua um acompanhamento regular (incidentes críticos), objectivo (gestão por objectivos) e com melhores procedimentos de interacção. Os resultados mostram a importância da distinção entre o sistema instituído e a forma como é aplicado.
Palavras-chave: avaliador, avaliado, avaliação de desempenho, enfermagem

Nursing's performance appraisal system:effectiveness and efficiency
AbStRAct: The present research is focused on the performance evaluation of the nursing professional (Portugal). The goal is to identify the perceptions of raters and ratees with regards to the performance evaluation system, in order to have a more efficient and effective nursing appraisal system. The research design was in a survey format and was applied to 97 raters andratees of a hospital (Portuguese region called Alto Alentejo). Results show agreement and satisfaction towards the existence of a performance evaluation system, as well as the legislated aspects. In a general sense the perception of the raters, with regard to a more efficient and effective system, must include management by objectives and the social validation of the final rate. On the other hand,the ratees prefer a closer monitoring process (critical incidents), management by objectives, and better interactional procedures. Results show the relevance of the distinction between the system and the process.
Keywords: rater, ratee, performance appraisal, nursing

Introdução O desempenho dos profissionais é um dos determinantes mais expressivos dos resultados organizacionais. Foi definidopor Motowidlo (2003) como o valor total esperado para a organização, dos episódios comportamentais discretos de um indivíduo num período de tempo definido1. A avaliação do desempenho tem um prodigioso papel na gestão do desempenho de uma organização, assumindo-se como um instrumento estratégico da gestão de recursos humanos para a prestação de serviços de qualidade. Através da implementação desistemas formais de avaliação de desempenho, as organizações procuram obter a utilidade

potencial de controlar e melhorar o desempenho dos colaboradores. As organizações de saúde não são excepção. Para estas a avaliação de desempenho apresenta-se como um instrumento com possibilidades de melhorar os seus resultados. À data da realização do presente trabalho estava em vigor o sistema de avaliaçãodo desempenho em enfermagem configurado pelo Dec. Lei n.º 437/91, de 8 de Novembro2, com alterações introduzidas pelo Dec. Lei n.º 412/98, de 30 de Dezembro3 e regulamentado pelo despacho n.º 2/93, de 30 de Março4. Portanto, é a esse sistema que o nosso estudo se refere.

26

SAÚDE & TECNOLOGIA . MAIO | 2008 | #1 | P. 26–29 . ISSN: 1646-9704

De acordo com o nº1 do art. 43º do Dec. Lei...
tracking img