Avaliação de desempenho

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A melhor forma de demonstrar que o gestor está de olho no trabalho do seu funcionário, valorizando suas decisões, métodos, conhecimento técnico etc., é através doacompanhamento de perto das atividades realizadas. E o método mais eficaz de demonstrar este acompanhamento é através da Avaliação de Desempenho do colaborador. Por meio dela é possível identificar diversospontos que necessitam de melhoria dentro de uma organização.
O que é a Avaliação de Desempenho?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta da gestão de pessoas que visa analisar o desempenhoindividual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa. É um processo de identificação, diagnóstico e análise do comportamento de um colaborador durante um certo intervalo de tempo, analisandosua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho etc.
Como implantar a Avaliação de Desempenho
Este método tem por objetivo analisar as melhores práticasdos funcionários, proporcionando um crescimento profissional e pessoal, visando um melhor desempenho de suas funções no ambiente de trabalho. Além disso, é uma importante ferramenta de auxílio àadministração de recursos humanos da empresa, alimentando-a com informações que auxiliam a tomada de decisão sobre práticas de bonificação, aumento de salários, demissões, necessidades de treinamento etc.Segundo Wagner Siqueira, o processo de avaliação de desempenho de um colaborador inclui, dentre outras, as expectativas desejadas e os resultados reais. Sendo divida em algumas etapas:
*Apreciaçãodiária do comportamento do colaborador, seus progressos e limitações, êxitos e insucessos, com oferecimento permanente de feedback instantâneo;
*Identificação e equacionamento imediato dos problemasemergentes, procurando manter continuamente um alto padrão de motivação e de obtenção de resultados;
*Entrevistas formais periódicas de avaliação de desempenho, em que avaliador e avaliado analisam...
tracking img