Avaliação da textualidade

Páginas: 9 (2118 palavras) Publicado: 15 de abril de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
CLAUDINEY FERREIRA DA CRUZ - RU: 221807
FRANCISCA APOLINÁRIO DA SILVA - RU: 514420
JURACI SEVERINO DA SILVA – RU: 570719

RELATÓRIOP DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL –
PRODUÇÃO DE TEXTO

SANDOVALINA/SP
2011
1. INTRODUÇÃO

Podemos apontar algumas razões para que o estudante acadêmico faça pesquisa sobre a sua própria prática, para se assumiremcomo autênticos protagonistas no campo curricular e profissional, tendo mais meios para enfrentar os problemas emergentes dessa mesma prática, como modo privilegiado de desenvolvimento profissional e organizacional, para contribuírem para a construção de um patrimônio de cultura e conhecimento dos professores como grupo profissional, e como contribuição para o conhecimento mais geral sobre osproblemas educativos.
Acreditamos que ninguém pode se tornar professor pesquisador sem compreender a dimensão e os limites da pesquisa em educação. Pensamos ser possível a formação de um professor pesquisador e, para isso, é imperativa uma maior preocupação na estruturação do currículo que forma esse professor. É fundamental oportunizar durante sua formação estudos que discutam a pesquisa, suanatureza e o seu fazer. Os professores precisam ser vistos como autores de sua prática e intelectuais capazes de refleti-la e pesquisá-la.

ROTEIRO 1 : PESQUISA NA ESCOLA
A Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEIF) e Suplência Monteiro Lobato, situa-se à Rua Rafael Flores Coimbra, nª 637, Bairro Vila Nova, Fone: 18- 32771196.
EMEIF e Suplência Monteiro Lobato foi criada pela lei nº 699/97 de 29de julho de 1997, tem como mantedor o diretor Seli Rosane, Pedagogo e complementação em Gestão Escolar e pós-graduado em Psicopedagogia Institucional. Expediente de segunda a sexta das 6:50 às 17:40 horas.
Atualmente este Estabelecimento de Ensino atua em prédio compartilhado com a Escola Estadual Líria Yurico Sumida, desde que foi firmado um convênio escola-município (municipalização) em 2004.Ela oferece ensino para alunos ingressantes na 1ª ano até a 4º ano/série; a faixa etária dos alunos é de 6 a 9 anos.
A clientela escolar é formada por alunos da zona urbana e rural, que soma uma total de 700 alunos, principalmente de crianças oriundas de famílias migratórias, de baixa e média renda, alguns alunos são filhos de funcionários público municipal, estadual e agricultores, moradores dazona rural, de fazendas e pequenas propriedades, de dois assentamentos, coordenados pelo Itesp (Instituto de terras do estado de São Paulo), e apresentando na sua maioria uma convivência familiar heterogênea, tendo como conseqüências, problemas sócio-econômicos, fragilidades, falta de perspectivas de vidas e auto-estima, onde estes desajustes requerem cuidados especiais, por afetarem diretamente ocomportamento e a aprendizagem destes alunos.
Para atender aos alunos socialmente carentes, a escola disponibiliza de materiais escolares em geral e de boa qualidade.
É o documento que disciplina a relação de todos os envolvidos no processo educativo escolar. É ato administrativo e normativo de uma unidade escolar e deve
expressar, ou assentar-se sobre, os propósitos, as diretrizes, e osprincípios estabelecidos na Proposta Pedagógica.
Deve ser um texto enxuto, claro e objetivo. Precisa conter um mínimo de preceitos que reflitam as políticas do estabelecimento, para a realização da sua proposta pedagógica, e que regulamentem as relações entre os participantes do processo educativo.
A legislação que rege esse assunto é o parecer CEE nº 67/98.
Quem elabora e redige o RegimentoEscolar é o conselho de escola, enquanto órgão representativo da comunidade escolar.
O regimento pode e deve prever punições para os alunos que o infringirem. As normas de convivência deverão ser respeitadas por todos: alunos, funcionários, professores e direção. No caso de descumprimento, os infratores deverão ser submetidos às punições previstas nas próprias normas, garantindo o direito de defesa....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fatores que devem ser considerados na avaliação da textualidade segundo hartmann e santarosa
  • Que fatores devem ser considerados na avaliação da textualidade segundo hartmann e santarosa
  • Textualidade
  • Textualidade
  • Textualidade
  • Textualidade
  • Textualidade
  • Textualidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!