Avaliação da radiopacidade de 3 cimentos endodônticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1750 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SAGRADO CORAÇÃO










1


2


3


4 MARIANA PAOLILLO NEME

ROGÉRIO MORENO COLTURATO JOAQUIM












Avaliação da radiopacidade de 3 cimentos endodônticos













Bauru
2010
5 MARIANA PAOLILLO NEME

ROGÉRIO MORENO COLTURATO JOAQUIM






















Avaliação da radiopacidade de 3 cimentosendodônticos


























Bauru
2010




Ficha Catalográfica






























6 MARIANA PAOLILLO NEME

ROGÉRIO MORENO COLTURATO JOAQUIM









Avaliação da radiopacidade de 3 cimentos endodônticos










Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro de Ciências da Saúde daUniversidade Sagrado Coração como parte dos requisitos para obtenção de cirurgião dentista, sob orientação do Prof. Ms. Rodrigo Ricci Vivan.






Banca Examinadora:




_________________________

Prof. Dr. Marco Antonio Hungaro Duarte


1 Universidade de São Paulo - USP




_________________________

2 Prof. Dr. José Carlos Yamashita

Universidade Sagrado Coração - USCBauru, 01 de dezembro de 2010.

AGRADECIMENTOS





Agradeço primeiramente a Deus,que iluminou meu caminho durante esta caminhada.

Agradeço aos meus pais, Elisa Moreno Joaquim e Jose Fernando Colturato Joaquim, meu irmão, Gustavo Moreno Colturato Joaquim, que estiveram presentes em todos os momentos importantes daminha vida e me deram forca para que eu pudesseconcluir meu curso.
Agradeço a todos os meus professores, em especial meu professor orientador, Rodrigo Ricci Vivan,pelo apoio e encorajamento na pesquisa e por todo o conhecimento transmitido, além de ter se tornado meu amigo.
Agradeço a minha amiga Mariana Paolillo Neme, minha parceira de TCC, que me ajudou a completar e vencer mais este desafio.RESUMO

A obturação dos canais radiculares é uma das etapas técnicas do tratamento endodôntico. A radiopacidade dos cimentos obturadores é de extrema importância, pois é ela que permite que a obturação dos canais se torne radiograficamenteverificável, para avaliar a qualidade e o acompanhamento da obturação. O objetivo do presente trabalho foi comparar a radiopacidade de três cimentos endodônticos Endofill, FillApex associado a 20% de hidróxido de cálcio e Sealer 26. O ensaio de radiopacidade seguiu as norma #8 da ADA, onde foram confeccionados corpos de prova cilíndricos com os cimentos em teste e cilindros de dentina de mesma espessura. Oscimentos devidamente proporcionados e espatulados em anéis metálicos com 10 mm de diâmetro e 2 mm de altura. O conjunto foi conservado a 370C. Depois da presa dos cimentos, as placas foram retiradas e as espessuras dos corpos de prova conferidas com paquímetro. Qualquer aumento foi compensado por raspagem das superfícies dos mesmos. Os corpos de prova, cilindros de dentina e penetrometro foramdispostos sobre filme oclusal insight Kodak, sensibilizados com um aparelho de raios-X Dabi Atlante, com quilovoltagem de 60 kV, miliamperagem de 10 mA com tempos de exposição de 0,3 s. A distância foco/filme foi de 30 cm. A análise da radiopacidade foi realizada por imagem digital. Após a sensibilização e processamento das películas, as imagens foram digitalizadas e analisadas quanto à densidaderadiográfica no programa Digora 1.51. O valor da radiopacidade foi determinado em densidade radiográfica, que foi, também, convertida em milímetros de alumínio (mm Al). Os dados foram submetidos à análise de variância ANOVA e ao teste de Tukey. Os resultados mostraram que o Sealer 26 apresentou os maiores valores de radiopacidade, seguido do EndoFill, e o que apresentou menor foi o FillApex....
tracking img