Avaliação da ecotoxicidade do lodo de ete galvânica frente a um composto biotecnológico de microorganimos bacillus sp.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO DA ECOTOXICIDADE DO LODO DE ETE GALVÂNICA FRENTE A UM COMPOSTO BIOTECNOLÓGICO DE MICROORGANIMOS BACILLUS sp.

Daniel Belin Camargo1, Michele Ceragioli de Maia Lissa2, Vanessa Seguro3, Marcio Luis Sottile França4, Arion Zandoná Filho5.

1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);
2 Acadêmica do curso deTecnologia em Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);
3 Acadêmica do curso de Tecnologia em Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);
4 Mestre em Gestão Ambiental, Prof. Co-orientador Universidade Tuiuti .
5 Doutor em Processos Biotecnológicos, Professor Orientador Adjunto Universidade Tuiuti.

Endereço para correspondência:Arion Zandoná Filho, arion.zandona@utp.br
____________________________________________________________

_______________
Resumo: Insira aqui o resumo do artigo. Não será permitido o uso de figuras ou tabelas nesta seção. Fique atento ao número de linhas (12 linhas). Insira aqui o resumo do artigo. Não será permitido o uso de figuras ou tabelas nesta seção. Fique atento ao número de linhas.Insira aqui o resumo do artigo. Não será permitido o uso de figuras ou tabelas nesta seção. Fique atento ao número de linhas. Insira aqui o resumo do artigo. Não será permitido o uso de figuras ou tabelas nesta seção. Fique atento ao número de linhas. Insira aqui o resumo do artigo. Não será permitido o uso de figuras ou tabelas nesta seção. Fique atento ao número de linhas. Insira aqui o resumo doartigo. Não será permitido o uso de figuras ou tabelas nesta seção. Fique atento ao número de linhas.
Palavras-chave: Ecotoxicidade, Lodo galvânico, Bacillus
____________________________________________________________

_______________
ABSTRACT: insira aqui o resumo em ingles seguindo as mesmas orientações para o resumo.
Keywords: Ecotoxicidade, Lodo galvânico, Bacillus____________________________________________________________

_______________
Introdução
A contínua expansão no desenvolvimento industrial e urbano vem sendo um dos fatores do expressivo aumento na contaminação dos recursos hídricos brasileiros. Um desses fatores é a negligência quanto ao tratamento dos resíduos antes do descarte, seja por acidentes e/ou descuidos, as quais contribuem para que os recursos hídricosapresentem contaminantes de característica industrial. Dessa forma, o setor da Agro-Industria constitui a mais diversificada fonte de introdução de xenobióticos no meio ambiente (JORDÃO et al., 1999).
O crescente aumento populacional, a escassez cada vez mais acentuada dos recursos naturais e a contaminação das águas, dos solos e do ar, por substâncias tóxicas, representam um problema ambientalde grande proporção. Por esta razão, o descarte de efluentes (industriais e urbanos) é controlado por órgãos governamentais, com o intuito de minimizá-los, exigindo das fontes geradoras um prévio tratamento para seu posterior descarte (ACKERMANN, 2006).
As indústrias de tratamento de superfície, conhecidas habitualmente por galvânicas, por empregar a tecnologia de galvanoplastia, são grandesgeradoras de resíduos tóxicos pela natureza do processo empregado, que utiliza uma grande carga de sais, hidróxidos e substâncias químicas contendo metais pesados. Responsáveis por um alto consumo de água, essas indústrias acabam gerando altos volumes de efluentes. O contaminante sólido é o mais impactante, sendo este proveniente do tratamento físico-químico dos efluentes líquidos, possuindo grandeconcentração de metais pesados e cargas aniônicas (proveniente de cloretos, fluoretos, nitratos e sulfatos). Esse resíduo é nomeado popularmente como “lodo galvânico” (SIMAS, 2007).
Os resíduos sólidos (LG) são classificados segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 10.004:2004), como classe 1 perigoso, ou seja, “...resíduos que apresentam periculosidade ou alguma outra...
tracking img