Avaliação da aprendizagem

Páginas: 17 (4200 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
Projeto de Pesquisa
O Desafio de Avaliar

Tema: Efeitos da Avaliação no contexto escolar para o processo ensino/aprendizagem
RESUMO

A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Requer preparo técnica e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos. Segundo Perrenoud (1999), a avaliação daaprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico. O professor,que trabalha numa dinâmica interativa, tem noção, ao longo de todo o ano, da participação e produtividade de cada aluno. É preciso deixar claro que a prova é somente uma formalidade do sistema escolar. Como, em geral, a avaliação formal é datada e obrigatória, deve-se ter inúmeros cuidados em sua elaboração e aplicação.
O presente trabalho dispõe sobre avaliação da aprendizagem no processo deconstrução do conhecimento. O ato de avaliar faz-se presente em qualquer metodologia utilizada. Cada pedagogia tem um modelo de avaliação que, às vezes, não é compreendido na sua essência devido à superficialidade com que é estudado. A avaliação diagnóstica é um instrumento para auxiliar professor e aluno no desenvolvimento da aprendizagem. O “erro” é compreendido como articulador de novos saberes,e a “zona de desenvolvimento proximal”, como a unidade de medida para compreender a lógica que a criança está formulando.

1-Introdução
Avaliar é indispensável em toda e qualquer atividade humana e, portanto em qualquer proposta de educação. Construir uma avaliação capaz der dialogar com a complexidade real, com a multiplicidade de conhecimentos, com as particularidades eespecificidades dos sujeitos, com a dinâmica individual, coletiva, com a diversidade de lógicas, não é tarefa simples, mas constitui um desafio e uma reflexão da prática educacional esteja consciente e preocupada com a transformação social e não com a manutenção dos processos de seletividade social, da pedagogia do exame e/ou do desenvolvimento de personalidades submissas.
A escola não pode continuartrabalhando com verdades absolutas, prontas e acabadas no que diz respeito ao tema avaliação cabe ao professor considerar que avaliação é aprendizagem, enquanto se avalia se aprende e enquanto se aprende se avalia. Essa é a cultura avaliativa que deve presidir o trabalho escolar.
Dentre os vários problemas que a educação vem enfrentando, encontram-se o da avaliação escolar, englobando desdesua função e necessidade até sua prática em sala de aula.
Constata-se a manutenção da estrutura excludente, onde o professor em geral não tem clareza sobre o que e como avaliar e, conseqüentemente, sua ação avaliativa não é coerente com uma pedagogia transformadora e tão necessária nos dias atuais. Avalia-se de forma inadequada, e as informações recebidas em geral, poucas e sem a abordagemcientífica que o assunto exige, não possibilitando ao professor sobre o significado real de sua ação, tendo clareza sobre a função da avaliação escolar.
O professor em geral não tem clareza em relação a estas questões e conseqüentemente sua ação avaliativa não é coerente com uma pedagogia transformadora necessária nos dias de hoje.

2-Referencial Teórico
O termo “avaliar” quer dizerdar valor a alguma coisa, e assim conforme Luckesi (1997, p.76) num trecho do seu livro Avaliação da Aprendizagem Escolar “[...]
Porém o conceito de avaliação é formulado a partir das determinações da conduta de atribuir um valor ou qualidade a alguma coisa, ato, ou curso de ação... “que por si, implica um posicionamento positivo ou negativo em relação ao objeto, ato ou curso de ação avaliado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • avaliação da aprendizagem
  • Avaliação da aprendizagem
  • Avaliação e aprendizagem
  • Avaliação da Aprendizagem
  • Avaliação da Aprendizagem
  • Avaliação da aprendizagem
  • Avaliação das aprendizagens
  • Avaliação da aprendizagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!