Avaliação da ação de antioxidantes em biodiesel submetido à oxidação induzida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO DA AÇÃO DE ANTIOXIDANTES EM BIODIESEL SUBMETIDO À OXIDAÇÃO INDUZIDA

OLIVEIRA, Charlene1; MENDONÇA, Carla2; PIATNICKI, Clarisse M. S.3;
CASTAGNO, Kátia4; HELLER, Fernanda5

1 Bolsista PIBIC CCQFA-UFPEL (chachah_pel@hotmail.com)
2 Professora orientadora, CCQFA, UFPEL, Pelotas/RS, Brasil (carlaufpel@hotmail.com)
3 Professora do Instituto de Química, UFRGS, Campus do Vale – PortoAlegre (clarisse@iq.ufrgs.br)
4 Professora do IFSul-Campus Pelotas (katia ifsul (katiarlc@pelotas.ifsul.edu.br)
5 Aluna do curso Técnico de Química do IFSul (feeer.heller@gmail.com)

1 INTRODUÇÃO

O biodiesel pode ser obtido de fontes renováveis, como óleos vegetais, através de processo de transesterificação, no qual ocorre a conversão de triglicerídeos em ésteres de ácidos graxos(FERRARI, 2009). Ao contrário dos combustíveis fósseis que são relativamente inertes e mantém as suas características essenciais pouco alteradas ao longo da estocagem, o biodiesel degrada rapidamente com o tempo e pode se alterar devido a ação do ar, luz, temperatura e umidade. (BORSATO et al., 2010).
A estabilidade de estocagem de um combustível líquido é definida pela sua relativa resistência amudanças físicas e químicas ocorridas devido à interação com o meio ambiente. A estabilidade depende da interação com compostos sulfurosos, nitrogenados, dienos e oxigênio, que pode levar à formação de sedimentos e alteração de cor, dependendo do tipo e quantidade de materiais instáveis presentes. A pureza do combustível com relação à presença de água, partículas sólidas, produtos de degradação domesmo e de microrganismos também influenciam sua estabilidade (FERRARI, 2009).
A estabilidade à oxidação é, portanto, um parâmetro de grande importância para o controle da qualidade do biodiesel (BORSATO et al., 2010).
Com o objetivo de inibir ou retardar a oxidação lipídica são empregados compostos químicos conhecidos como antioxidantes (ARAÚJO, 1999).
Os tratamentos cominibidores de oxidação são promissores, uma vez que facilitam a estocagem em tanques já existentes e permitem a manipulação dos combustíveis sem requerer melhoramentos ou nova estrutura. Antioxidantes como TBHQ ou BHT são conhecidos por retardarem efeitos de oxidação na viscosidade, acidez e índice de peróxido do biodiesel ( Ferrari; Souza, 2009).
Para a utilização de antioxidantes, deve-seconsiderar algumas propriedades como: eficácia em baixas concentrações, estabilidade nas condições de processo e armazenamento do produto, além de compatibilidade com a matriz e facilidade de aplicação. Diversas pesquisas têm sido feitas para encontrar antioxidantes naturais que possam substituir os artificiais, especialmente, na área de alimentos (RAMALHO & JORGE, 2006).
Alguns dos antioxidantessintéticos mais importantes são hidroxianisol de butila (BHA), o hidroxitolueno de butila (BHT) e terc-butil-hidroquinona (TBHQ), entre os naturais destacam-se ácido ascórbico e vitamina E (tocoferóis). Os compostos fenólicos também são potentes antioxidantes, podendo agir como redutores de oxigênio singlete, atuando nas reações de oxidação lipídica (RAMALHO; JORGE, 2006).
Assim, dentrodos objetivos deste estudo encontram-se, a avaliação do efeito de antioxidantes sintéticos e naturais na estabilidade oxidativa do biodiesel, através de ensaios acelerados.

2 . METODOLOGIA

O biodiesel utilizado é obtido a partir do óleo de fritura, através da transesterificação utilizando metanol e hidróxido de sódio como catalisador, com temperatura de 40 a 70º C, o qual foi sintetizadono Departamento de Química do Instituto Federal Sul – Riograndense.

Os antioxidantes testados foram: (-tocoferol, TBHQ, ácido ascórbico e ácido cítrico. Estes foram adicionados ao biodiesel, separadamente, na concentração de 1% respectivamente.
As amostras, incluindo uma sem adição de antioxidante (controle) foram induzidas ao processo de oxidação lipídica, sendo colocadas em...
tracking img