Avaliação 2 - Educação Física

Segundo Sartoretto (2009, p.1) “(...) o fundamento filosófico mais radical para a defesa da inclusão escolar de pessoas com deficiências é, sem dúvida, o fato de que todos nascemos iguais e com osmesmos direitos, entre eles o direito de convivermos com os nossos semelhantes”. Partindo dessa afirmação, entendemos que a inclusão é um processo dinâmico que acompanha mudanças sociais e culturais deum grupo social. Diante disso podemos afirmar corretamente que:
a inclusão escolar é um movimento que ocorre na escola sem a presença de outras redes sociais de apoio
A inclusão escolar é ummovimento que precisa da atuação e atendimento das redes sociais de apoio, da família, da instituição escolar e da sociedade, ou seja, pressupõe a construção de uma sociedade mais inclusiva
A inclusãoescolar é um fenômeno muito recente que só se efetiva enquanto legislação educacional e não como um projeto de construção de uma sociedade inclusiva
A inclusão escolar prevê apenas que são necessáriasadaptações curriculares pontuais
A inclusão parte do pressuposto que devemos educar crianças e jovens diferenciando-os socialmente e culturalmente



Entendemos que a escola inclusiva é um tipode comunidade educativa cujas práticas respondem à diversidade dos seus alunos, atendendo às suas necessidades emocionais, de aprendizagem e sociais. Para que uma aula seja inclusiva é precisomudanças/transformações:
nos ambientes físicos
nas concepções/ paradigmas
na formação competente do professor
nas práticas pedagógicas e organizações curriculares
Todas as alternativas anterioresestão inteiramente corretas



Qualquer escola que deseje seguir uma política de Educação Inclusiva terá de desenvolver políticas, práticas e culturas que respeitem a diversidade e a contribuiçãoativa de cada aluno para a construção de um conhecimento. Partindo dessa ideia é correto afirmar que as políticas educacionais inclusivas:
dificultam o ato pedagógico inclusivo, já que desconhecem...
tracking img