Ava de sustentabilidade natura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Embalagens de produtos ou sites de empresas trazem informações importantes para garantir o consumo consciente.
Da mesma forma que os alimentos industrializados trazem tabelas nutricionais, essenciais para nos ajudar a manter uma dieta equilibrada, os produtos não-comestíveis, como alguns cosméticos, por exemplo, possuem informações sobre a forma de produção e fonte de matérias-primas,possibilitando que optemos por aqueles que são ambientalmente corretos e socialmente responsáveis.
Com essas orientações, impressas nos rótulos ou divulgadas nos sites das empresas, podemos conhecer o nível de impacto que nossas escolhas podem gerar para o planeta. Atualmente existem vários órgãos de certificação que são especializados em atestar a origem ou os diversos aspectos de produtos.
Exemplos deCertificação
Há uma infinidade de certificações, conhecidas como “selo verde”. Elas são emitidas por organizações independentes que garantem que a empresa certificada mantém em funcionamento um sistema de garantia da qualidade ambiental.
A mais importante é a da série ISO 14000, que compreende um conjunto de normas ambientais que visa reduzir os impactos ambientais gerados na produção, incluindoa obtenção das matérias-primas, transporte, uso e disposição final do produto no descarte.
Outro exemplo de certificação importante para a biodiversidade brasileira é a que atesta a origem dos produtos florestais, como madeira e papel, por exemplo. Umas das organizações certificadoras destes produtos é a Forest Stewardship Council (FSC). Ela oferece uma espécie de selo de garantia no trato dequestões ambientais, sociais e econômicas relacionadas ao bom uso dos recursos florestais do país.
Já para a produção de alimentos orgânicos, a certificação mais importante é emitida pelo Instituto Biodinâmico (IBD).
Na hora de consumir, procure por esses e outros selos verdes nos rótulos de produtos ou nos sites das empresas produtoras. Se tiver dúvidas, pesquise. Isso garantirá uma escolhaconsciente e a sua participação ativa na construção de um mundo sustentável.
Desde sua origem, a Natura pensa em formas de diminuir seu impacto no meio ambiente e desenvolve ações para concretizar esse compromisso. Um exemplo é que, desde 2007, é uma empresa Carbono Neutro, ou seja, oferece produtos cosméticos com as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) totalmente neutralizadas.
Além de adotarpráticas sustentáveis para reduzir ao máximo as emissões em suas atividades em 2008, a companhia optou por compensar o que não pôde ser evitado por meio de apoio a quatro projetos de reflorestamento e de melhorias na forma de obtenção de energia.
RSS
Fontes sustentáveis
15/01/2009 Kalu Gonçalves/ Folie Comunicação
• Um Mundo Melhor

Foi-se o tempo em que, para ser ecologicamente correto, erapreciso abrir mão de produtos cosméticos de qualidade, com sensorial agradável e fragrâncias gostosas. Cada dia mais, as empresas investem em produtos feitos com fontes renováveis, dentro de processos integrados ao conceito da sustentabilidade, sem abrir mão da qualidade, eficiência e conforto.
Na Natura, por exemplo, fomos pioneiros no movimento de vegetalização de fórmulas. Este processoconsiste em buscar matérias-primas de origem vegetal, derivadas de fontes renováveis, cultivadas, extraídas e processadas de forma sustentável, em substituição aos ativos de origem animal ou mineral e aos sintéticos.
“Em nossos produtos e serviços procuramos reproduzir nossos valores e práticas de responsabilidade socioambiental. Para tanto, um dos grandes focos de pesquisa e inovação da Natura é afrente que chamamos de tecnologia verde, com o uso de fontes e ativos de origem renovável, extraídos ou cultivados dentro de uma cadeia de sustentabilidade”, afirma Renata Puchala, gerente da área de Inovação.
A Natura já utiliza em seus produtos diversas matérias-primas de origem vegetal, na forma de extratos, óleos ou compostos. A escolha de fornecedores de insumos desenvolvidos com espécies...
tracking img