AV1 FISICA EXPERIMENTAL TARTARUGA TEIMOSA

1111 palavras 5 páginas
Universidade Estácio de Sá – Campus Macaé

Curso: Engenharias
Disciplina: Física Experimental1
Código:

Turma: 3059

Professor (a): ROBSON FLORENTINO
Data de Realização: 27/09/2013

Nome do Aluno (a): Jaqueline da Silva Borba
Nome do Aluno (a): Sara Fragoso Core
Nome do Aluno (a): Rafael Dias Soares
Nome do Aluno (a): Debora Vitorino Pires Alves
Nº da matrícula: 201301639508
Nº da matrícula: 201301447749
Nº da matrícula: 201301531073
Nº da matrícula: 201301542611

CENTRO DE GRAVIDADE

Objetivos:
Construir um brinquedo baseado no princípio do Equilíbrio dos corpos
Introdução teórica:

Centro de Gravidade
Como mostra a figura acima, o centro de gravidade de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da gravidade. Se as dimensões do corpo forem pequenas, em comparação ao tamanho da Terra, é possível demonstrar que o centro de gravidade praticamente coincide com o centro de massa.

Para obtermos, através de experimento, o centro de gravidade de um corpo em forma de chapa, ou seja, espessura constante, podemos proceder como na figura abaixo. Inicialmente suspendemos o corpo por um ponto S1 qualquer e o deixamos atingir a posição de equilíbrio (a), definindo a reta vertical r.

Em seguida, suspendemos o corpo por outro ponto, S2, e novamente o deixamos atingir a posição de equilíbrio (b), definindo a reta vertical s. O centro de gravidade (c) estará no cruzamento das retas r e s.

Um brinquedo que podemos encontrar facilmente está esquematizado na figura abaixo. Um boneco está apoiado em um suporte S. Pelo boneco passa um arame rígido cujas extremidades estão fixadas em duas bolas de massas maiores que a do boneco. Desse modo, o centro de gravidade (G) do conjunto está abaixo do suporte S e o sistema está em equilíbrio estável. Ao afastarmos bem levemente o brinquedo da sua posição de equilíbrio, e depois o soltarmos, ele tende a voltar para sua posição inicial.

Material utilizado:

 Uma bola de isopor (diâmetro 10 cm)

Relacionados