Av 2 - Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1052 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 10 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1: Nota: Não gerada
O estágio de Moralidade Autônomano desenvolvimento moral, segundo Jean Piaget, está ligado a qual ideia abaixo?
Alternativas:
1 - O respeito pelos adultos significativos por causa de sentimentos de coação social (de obrigação), pela qual as regras e valores têm valor absoluto e inquestionável para a criança, que não tem a compreensão das causas que os fazemexistir.
2 - A determinação consciente (feita pela criança) de outras pessoas (heteronomia) como responsáveis pela conduta de seu comportamento a partir da adolescência
3 - O sentimento de respeito obrigatório existente entre pessoas de gêneros opostos (heterossexualidade) que surge por volta dos 7 anos de idade.
4 - A ausência do sujeito do universo de regras e normas, sendo ele guiado por seusimpulsos, indiferente às regras
5 - A capacidade de regular saudavelmente seu próprio comportamento, mediante o sentimento de responsabilidade que surge da superação do egocentrismo e do sentimento de cooperação social.

Sua resposta:
5 - A capacidade de regular saudavelmente seu próprio comportamento, mediante o sentimento de responsabilidade que surge da superação do egocentrismo e dosentimento de cooperação social.

Questão 2: Nota: Não gerada
A respeito do desenvolvimento moral segundo Jean Piaget, você pôde assistir aos vídeos das Professoras Telma Vinha e Monique Deheinzelin e ler os textos indicados. Ali fica claro que o desenvolvimento moral se dá por uma passagem da fase de anomia à fase de heteronomia moral, e depois da heteronomia à autonomia moral. A condição para quehaja tal desenvolvimento, segundo Piaget, é o desenvolvimento cognitivo, pois o sujeito autônomo não teria como perceber as relações de reciprocidade (versus respeito unidirecional por coação) e a relatividade das regras (versus concepção estática das normas) se não houvesse uma estrutura cognitiva capaz de realizar essas operações. Tanto no desenvolvimento cognitivo quanto no desenvolvimento moraltorna-se imperativo a superação do egocentrismo, cujo conceito também foi tratado no vídeo do Dr. Isaac Efraim.
A escola favorece a superação do egocentrismo moral típico do estado de heteronomia quando:
Alternativas:
1 - Cria regras claras em seu regimento interno e garante, pela aplicação a ser realizada por inspetores e coordenadores, que as crianças sejam disciplinadas e controladas portais normas e profissionais.
2 - Aconselha pais a aplicarem conseqüências punitivas para o mau comportamento, caracterizado, por exemplo, pela preguiça na realização das tarefas.
3 - Gera estratégias pedagógicas diversas em que as crianças possam vivenciar e refletir sobre o valor do bem-estar coletivo, sobre a justiça na distribuição de vantagens e coerência entre aquilo que se deseja para si epara os outros.
4 - Deixa livres as crianças para expressarem e realizarem suas vontades conforme queiram, enquanto outras devem aprender a se defender sozinhas para garantir o que é seu, já que é assim o modo de funcionamento do mundo no qual crescerão.
5 -
Oportuniza atividades em sala em que são cumpridas algumas regras para funcionarem, com especial importância para a regra de sempre abrirmão de seus desejos pessoais em prol da satisfação do outro quando este expressar suas vontades.

Sua resposta:
3 - Gera estratégias pedagógicas diversas em que as crianças possam vivenciar e refletir sobre o valor do bem-estar coletivo, sobre a justiça na distribuição de vantagens e coerência entre aquilo que se deseja para si e para os outros.

Questão 3: Nota: Não gerada
A partir daleitura do texto “Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas” de Carlos Nogueira Fino, podemos afirmar que signos e ferramentas:
Alternativas:
1 - exercem função mediadora para que o indivíduo provoque mudanças sobre ele mesmo e sobre a natureza, respectivamente.
2 - são sinônimos, logo, ambos têm a função de alterar o estado da natureza
3 - são criados...
tracking img