AV 1 - Teorias e praticas do curriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1193 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Av 1 - Teorias e Práticas do Currículo
I
Conceito:
Excelente
Cabeçalho
Questão 1: Nota: Excelente
As Teorias Curriculares apresentadas foram contextualizadas por meio das Tendências e suas respectivas Pedagogias. Tendo em vista o quadro estudado associe respectivamente as Teorias Curriculares da coluna 1 às Pedagogias indicadas na coluna 2.
( 1 ) TEORIAS NÃO-CRÍTICAS ( ) Pedagogia noenfoque multicultural
( 2 ) TEORIAS CRÍTICAS ( ) Pedagogia Tradicional
( 3 ) TEORIAS PÓS-CRÍTICAS ( ) Pedagogia Libertária
( ) Pedagogia Histórico-CríticaAssinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as Teorias e suas respectivas Pedagogias:
Alternativas
1 - 1 – 2 – 3 – 1.
2 - 2 – 3 – 2 – 1.
3 - 2 – 1 – 1 – 3.
4 - 3 – 3 – 1 – 2.
5 - 3 – 1 – 2 – 2.
Sua resposta5 - 3 – 1 – 2 – 2.
Resposta gabarito
3 – 1 – 2 – 2.
Comentário do gabarito
As teorias curriculares não-críticas: pedagogia tradicional, tecnicista e pedagogia renovada. As teorias curriculares críticas: teorias crítico-reprodutivistas, pedagogia libertadora e libertária e pedagogia crítico social dos conteúdos. As teorias curriculares pós-críticas: enfoques multiculturais.
Questão 2: Nota:Excelente
De acordo com o que estudamos nesta Unidade, o currículo seleciona os valores culturais de uma determinada época histórica e suas ideologias para transmitir às novas gerações os modos de ver, de sentir, de pensar, de sonhar os valores e de compreender as regras sociais. Além disso, sabemos que na escola trabalhamos com as diferenças culturais. Dessa forma, para que as escolas apresentemum currículo que albergue o multiculturalismo, o que é necessário?
Alternativas
1 - Um plano previamente estabelecido, com conteúdo, objetivos, metodologia e avaliação.
2 - Na escola não é possível pensar em educação sem pensar no social. Sendo que o currículo estará sempre aberto, nunca previamente pronto.
3 - É muito difícil incluir um currículo que trabalhe o multiculturalismo, é preferíveltratar todos como seres iguais.
4 - Não é relevante para a escola trabalhar as diferenças sociais, já que o papel da mesma é só ensinar a ler e a escrever.
5 - A questão cultural é algo secundário na elaboração do currículo, pois a escola não deve, necessariamente, atender às demandas educacionais, históricas e sociais e sim privilegiar e ensinar os mesmos conteúdos a todos os alunos.
Suaresposta
2 - Na escola não é possível pensar em educação sem pensar no social. Sendo que o currículo estará sempre aberto, nunca previamente pronto.
Resposta gabarito
Na escola não é possível pensar em educação sem pensar no social. Sendo que o currículo estará sempre aberto, nunca previamente pronto.
Comentário do gabarito
O currículo deve atender às demandas educacionais de um determinadocontexto histórico e social, pois é responsabilidade da escola transmitir a cultura que ao longo do tempo foi considerada importante para ser perpetuado e transmitido às novas gerações. Por isso, precisamos selecionar e especificar os elementos válidos da cultura que devem ser inseridos no currículo e fazer parte da ação docente na escola. Em outras palavras, o currículo deve ser aberto e não pode serconsiderado como algo pronto e acabado.
Questão 3: Nota: Excelente
O contexto curricular, como o contexto histórico, não é singular, mas plural. É preciso considerar o currículo como um processo de produção e/ou construção do conhecimento (teorias) e cultura escolar que se constroem a partir de experiências de vida dos professores e alunos situados num contexto sócio-histórico mais amplo do quea própria escola. Assinale a alternativa que apresenta uma concepção de currículo compatível com o enunciado.
Alternativas
1 - Processo social responsável pela produção do conhecimento neutro entre o sujeito individual e o sujeito da comunidade.
2 - Instrumental formal, preconcebido, delimitado, definidor das atividades que o professor deve realizar na escola.
3 - As relações entre os...
tracking img