Av 1-filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Av 1 - FilosofiaPeríodo:19/09/11 00:00 à 28/10/11 23:59
Questão 1:Todo mito é perigoso, porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento. Este é um dos resultados engraçados (e trágicos) daciência. Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta (os cientistas), os outros indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam.(ALVES, Rubem. Filosofia da ciência. p. 11)

De acordo com o texto apresentado acima e os conhecimentos da web aula, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
1 - O mito é umaforma ingênua de conhecimento e expressa a capacidade inicial do homem de compreender o mundo.
2 - A consciência mítica e filosófica são iguais pois ambas interpretam o mundo de forma ingênua e semreflexão.
3 - A ciência é um conhecimento racional e não precisa de comprovação, por isso podemos compará-la ao mito.
4 - Mito e ciência são formas coerentes e racionais de explicações da realidade.5 - A Filosofia pode ser comparada ao conhecimento científico pelo seu aspecto comprobatório.
resposta
1 - O mito é uma forma ingênua de conhecimento e expressa a capacidade inicial do homem decompreender o mundo.
Questão 2:Toda esta tradição mítica dos gregos foi construída, como já apontamos, a partir da autoridade dos poetas. Os dois grandes representantes desta tradição foram Homero eHesíodo. Ao primeiro atribuem-se duas grandes obras clássicas: a Ilíada e a Odisséia. A Ilíada trata da Guerra de Tróia (Ílion é o original grego de Tróia) e a Odisséia refere-se ao retorno de Ulisses(cujo nome em grego é Odisseu) para casa, após a guerra. É bem verdade que não temos a confirmação histórica de que Homero realmente as tenha escrito. O mais provável é que tenha sido o compilador dosmitos e tradições que se mantinham por gerações.

A partir do texto acima, é CORRETO afirmar que os narradores dos mitos eram:
Alternativas
1 - Os mitos eram narrados em praça pública por...
tracking img