Av 02-sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1:

Nota: Não gerada

Observe as seguintes proposições:
I. A socioloiga é uma ciência que pretende compreender a ação social para poder explica-la causalmente em seu desenvolvimento e efeito.
II. A “ação social” portanto, é uma ação em que o sentido indicado por seu sujeito, ou sujeitos, refere-se à conduta dos outros, orientando-se por esse em seu desenvolvimento.”
III. O queimporta na sociologia weberiana é julgar a ação social como corretas ou não segundo os valores do pesquisador.

Levando em consideração as ideias de Max Weber assinale a alternativa correta.
Alternativas
1 - Somente a porposiçao I está correta;
2 - Somente a proposição III está correta;
3 - Somente as proposições I e II estão corretas;
4 - Somente as proposições II e III estão corretas
5 - Asproposições I, II e III estão corretas;

Sua resposta
3 - Somente as proposições I e II estão corretas;

Questão 2:

Observe as afirmações abaixo:
I. a ação social racional com relação a fins pode ser definida como a ação de um indivíduo ou grupo de indivíduos, que para atingir seus objetivos utilize os meios adequados, segundo o seu ponto de vista, para atingir este fim.
II. Ação Socialracional com relação a valores é o tipo de ação em que os indivíduos buscam somente serem recompensados com valores financeiros;
III. Ação Tradicional Ação em função de hábitos ou costumes antigos;
IV. Ação afetiva o indivíduo age inspirado em sua emoções imediatas

Assinale a alternativa que traz somente as afirmações sobre a ação social segundo Max Weber.
Alternativas
1 - I ; II
2 - II;III
3 - II; IV
4 - I; II; III
5 - I; III; IV

Sua resposta
5 - I; III; IV

Questão 3:

“A respeito dos estudos comparativos, a resposta de Weber foi a elaboração de “tipos ideais”, que constituem um dispositivo generalizante, um modelo heurístico, sobre o qual era possível aplicar a comparação. Nas suas explicações históricas comparadas, Weber rejeita sempre a hipótese de leis ou demonocausalidade; ele pensa, portanto, que um evento pode ter diversas causas e que conjuntos diversos de causas podem ter o mesmo efeito. A validade das comparações em Weber provém das suas construções empíricas dos processos de indução e de introspecção mais do que de uma verificação causal de hipóteses.” (Paola Rebughini. A comparação qualitativa de objetos complexos e o efeito da reflexividade. In:Alberto Melluci (org.) Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 242 (com adaptações).)

Observe as seguintes afirmações abaixo:

I. A causalidade única é a base dos “tipos ideais”.
II. Os tipos ideais não são construções empíricas.
III. O tipo ideal é reconstituído através de conexões causais pelos componentes históricos agrupados para ser ummodelo simplificado do real
IV. Os “tipos ideais” não permitem uma explicação histórica.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, assinale a opção que traz somente as afirmações corretas a respeito de “tipos ideais”, segundo a formulação proposta por Max Weber.
Alternativas
1 - I; II
2 - I; III
3 - I; IV
4 - II; III
5 - III; IV

Sua resposta
4 - II; III

Questão 4:O misterioso da forma mercadoria consiste, portanto, simplesmente no fato de que ela reflete aos homens as características sociais do seu próprio trabalho como características objetivas dos próprios produtos de trabalho, como propriedades naturais sociais dessas coisas e, por isso, também reflete a relação social dos produtores com o trabalho total como uma relação social existente foradeles, entre objetos. Por meio desse quiproquó os produtos do trabalho se tornam mercadorias, coisas físicas metafísicas ou sociais. Assim, a impressão luminosa de uma coisa sobre o nervo ótico não se apresenta como uma excitação subjetiva do próprio nervo, mas como forma objetiva de uma coisa fora do olho. Mas, no ato de ver, a luz se projeta realmente a partir de uma coisa, o objeto externo,...
tracking img